sábado, 4 de abril de 2020

A criança de 1 ano e 7 meses - 19 Meses

Soltando o verbo

O vocabulário de uma criança de 1 ano e 7 meses pode variar de cerca de dez palavras a até 50. Talvez seu filho já consiga juntar duas palavras, e esteja começando a usar mais verbos para expressar ações. E há aqueles que ainda não estão muito interessados nessa história de falar.

São comuns o "quer", o "pular", e o uso de pronomes, como em "me dá". Muitas crianças com esta idade também já conhecem bem termos de direção, como "fora", "dentro", "em cima" e "embaixo".

Você pode fazer um teste: quando estiver lendo uma historinha que seu filho já ouviu mil vezes, pare em certos pontos do texto e deixe-o completar a frase. Por exemplo, na história dos três porquinhos: "Eu vou soprar, soprar, soprar e a casa..." -- talvez ele grite: "Derrubar!".

Virar as páginas de livros com figuras, conversando sobre elas, é uma boa maneira de aumentar o vocabulário da criança. Vá além de só dizer o nome da coisa: "Olha o cavalo branco! Os cavalos são grandes, correm bastante, e às vezes dá para andar montado em cima deles."


Arrastar é aprender

Crianças pequenas aprendem ao "fazer coisas" com os objetos: tocar, segurar, arrastar, atirar. Por isso estão sempre querendo mudar as coisas de lugar. Os especialistas chamam isso de "aprendizado motor": elas estão sempre testando o tamanho, o peso e a forma das coisas.

Nesta fase, muitas crianças adoram encaixar formas, por isso brinquedos que proporcionem essa atividade são indicados.

Por falar em brinquedos, desde o mês passado você deve ter notado que seu filho ficou mais interessado em brincar com eles. Agora, pode ser que ele fique até meia hora entretido com um (o que é uma eternidade para as crianças).

Encher um pote grande de blocos de madeira e derrubá-los em outro vai ser uma delícia para ele. O mesmo se aplica a brincadeiras com água e areia.

Escolha os brinquedos com cuidado. Os preferidos são livros de páginas duras, instrumentos musicais, blocos de encaixar, potes de empilhar e colocar um dentro do outro, telefones e brinquedos de puxar ou empurrar. Verifique com cuidado se não há peças que possam se soltar, para evitar o perigo de ele engasgar.


Corre-corre

Seu filho anda tentando correr? Ele pode parecer meio desajeitado, mas é assim mesmo. Tombos são inevitáveis -- procure mantê-lo afastado de quinas.

Lembre-se também de que o senso de distância da criança ainda não é bem desenvolvido: ela pode decidir "brecar" tarde demais, portanto é preciso tomar cuidado com escadas.

Seu filho adora andar de todo jeito: de costas, de lado, subir e descer degraus... Se encontrar uma rampa, então, você não vai conseguir arrancá-lo de lá tão fácil.

Ele está louco para ajudar

A criança quer fazer coisas "importantes". Por isso vai adorar ajudar os pais a lavar o carro, arrumar a mesa, colocar a roupa suja no cesto e assim por diante. Ah, mas é claro que ela vai querer fazer tudo sozinha -- e pode rolar uma boa birra porque ela quer porque quer levar um copo de vidro para a mesa sem ajuda.

Por isso convide-a para ajudar quando souber que a atividade é inofensiva. Dê um paninho úmido para que ajude na limpeza, deixe-a levar o prato de plástico para a mesa, ou dê a mangueira para ela segurar na hora de regar as plantas (ela vai amar!).

Pensando em aumentar a família?

Não é preciso começar a falar sobre o novo bebê com muita antecedência, já que com esta idade a criança não diferencia muito um dia de um mês.

Quando a barriga já estiver grande, comece a falar mais do assunto, usando truques testados e aprovados por outros pais. Mesmo que você ainda não esteja pensando nisso agora, é bom já ter as dicas em mente:

- Mostre itens de bebê em revistas ou lojas e vá contando ao seu filho todas as coisas que o nenê dele vai precisar.

- Deixe-o ajudar a arrumar o quarto e as roupinhas do bebê.

- Arranje uma boneca para ele "treinar", e ensine uma música especial que ele possa cantar para o nenê quando ele chegar.

Disciplina e respeito

O que significa "disciplina" para você? É uma pergunta essencial na sua vida de mãe (ou pai). Se para você disciplina é treinar seu filho a fazer o que você quer que ele faça, você vai acabar frustrada, porque dificilmente vai funcionar.

Melhor pensar que disciplina é ensinar à criança quais são comportamentos aceitáveis ou não, mostrando os limites. Assim você ajuda a criar uma pessoa responsável e independente.

Para diminuir as brigas e birras do seu filho, que luta com todas as forças para ficar independente, lembre-se de tratá-lo como você gostaria de ser tratada.

- Crie regras simples. Se não pode colocar o sapato no sofá, não pode. Mantenha-se firme para que a regra funcione.

- Não perca o senso de humor. Seu filho ainda é uma "obra aberta", e muitas vezes ele simplesmente não vai fazer o que você precisa que ele faça.

- Leve em consideração que bater só ensina a criança a ter medo, e que a agressão não é um meio aceitável de solucionar problemas.

- Dê a bronca, mas fique brava com o comportamento dele e não com a pessoa dele. Há uma grande diferença entre dizer "Que coisa feia!" e "Que menino feio!".

Mudanças no ritmo de sono

Com esta idade, as crianças dormem em média 13 horas por dia. Muitas já abandonaram a soneca da manhã, mas ainda dormem cerca de duas horas à tarde.

Caso você ache que o sono da tarde está tirando o da noite, causando escândalos na hora de dormir, pode experimentar trocar o soninho de depois do almoço por um período de descanso sem que necessariamente ele chegue a adormecer.

Agora que seu filho está bem ágil, cuidado com travesseiros, bichos de pelúcia e protetores de berço. Eles podem servir de plataforma para o malandrinho pular a grade. Se isso acontecer, você pode ter de começar a pensar em passá-lo para uma cama.


Educação Infantil: Atividades para bebê de 1 ano e 7 meses








Desenvolvimento do bebê com 18 meses

O bebê com 1 ano e 6 meses

As emoções e as relações sociais

  • É capaz de tossir para chamar a atenção.
  • Responde a ordens simples como “abre a boca”.
  • Executa tarefas que exigem memória, como trazer objetos que se encontram noutras divisões.
  • Imita algumas ações do adulto.
  • Não gosta que lhe peguem.
  • Exige muita atenção.

Linguagem e aprendizagem

  • Penteia-se sozinho e tenta escovar os dentes.
  • Começa a adquirir o controlo voluntário dos esfíncteres.
  • Bebe de um copo e usa a colher com habilidade.
  • Sabe onde estão as coisas e onde estavam.
  • Quando lhe é solicitado, aponta o nariz, a orelha, o cabelo, os olhos.
  • Quando lhe é feito um traço vertical, imita-o.
  • Gosta de juntar objetos, como cubos.
  • Joga com figuras geométricas.
  • Costuma dizer dez palavras corretamente.
  • Indica a necessidade de ir à casa de banho (“dá sinal” mesmo que já esteja sujo).

Competências motoras

  • Anda sem apoio (sem necessidade de estender membros superiores para se equilibrar), embora com os pés ligeiramente afastados.
  • Ajoelha-se, apanha brinquedos do chão (agacha-se) e põe-se de pé sozinho.
  • Pode parar de andar sem apoio.
  • Raramente cai ao caminhar.
  • Pode subir para uma cadeira.
  • Sobe as escadas trepando com as mãos, apoiando os dois pés em cada degrau.
  • Desce as escadas sentando-se continuamente em cada degrau.
  • É capaz de passar as folhas de um livro (avanço do cotovelo).
  • É capaz de chutar uma bola que lhe atiram em direção aos pés.
  • Manobra um brinquedo com 4 rodas.
  • Começa a copiar as atividades domésticas (ex. dar de comer à boneca, ler um livro, lavar roupa, etc.).
  • Já não leva brinquedos/objetos à boca.
  • Bebe por um copo, sem entornar muito, levantando-o com ambas as mãos (geralmente, após beber entrega copo ao adulto, não o pousa).
  • Segura a colher e leva alimentos à boca sem entornar muito.
  • Interesse por livros com figuras, virando várias páginas de cada vez.
  • Faz rabiscos, mostrando preferência por uma mão (a lateralidade ou preferência por uma mão é anormal antes dos 18 meses).
O bebê com 18 meses é bastante agitado e gosta de brincar com outras crianças. Os que começaram a andar cedo já dominam completamente essa arte e podem saltar num pé só, correr e subir e descer escadas sem dificuldade, enquanto que os bebês que andaram mais tarde, entre os 12 e 15 meses, ainda se sentem um pouco mais inseguros e precisam de mais ajuda para saltar e subir escadas, por exemplo.
É normal que ele não queira mais ficar no carrinho e goste de andar pela rua, mas deve-se sempre segurá-lo pela mão quando estiver caminhando com ele pela rua. Pode ser bom para desenvolver melhor o seu caminhar e a formação do arco da planta dos pés, levar o bebê para andar na praia descalço. Se ele não gostar da sensação da areia, você pode experimentar deixá-lo com meias.

Peso do bebê com 18 meses - Meninos

Peso                                           10,8 a 11 kg
Altura                       80 cm
Tamanho da cabeça            48,5 cm
Perímetro do tórax               49,5 cm
Ganho de peso mensal200 g

Sono do bebê com 18 meses

Geralmente a criança acorda cedo e feliz pedindo para que a tirem do berço, o que indica que ela descansou bem e está pronta para um novo dia, cheio de aventuras e descobertas. Se ela dormiu mal e não descansou o suficiente, elas poderão ficar um pouco mais na cama, chupando dedo ou a chupeta para descansar um pouco mais.
Apesar de dormir cerca de 11 ou 12 horas durante a noite, estes bebês ainda precisam de uma sesta depois do almoço, que dure pelo menos 1 a 2 horas. Os pesadelos podem começar a partir desta fase.

Desenvolvimento do bebê com 18 meses

O bebê com 18 meses não para quieto e está sempre em busca de brincadeira e por isso não deve ser deixado sozinho porque são espertos e podem abrir gavetas para subir, escalar e chegar ao brinquedo que deseja, podendo ser perigoso. Também não devem ser deixados na piscina, na banheira ou perto de um balde com água porque podem se afogar.
Como já sabem subir no sofá e na cadeira estes devem estar longe das janelas porque eles podem subir para ver o que está acontecendo lá fora, havendo risco de queda. Colocar grades ou telas de proteção nas janelas é uma boa solução para proteger as crianças deste tipo de acidente.
Elas podem apontar onde está seu nariz, pés e outras partes do corpo e gosta de beijos e abraços carinhosos e pode abraçar também os bichinhos de pelúcia que mais gosta.
Agora o bebê já deve dominar cerca de 10 a 12 palavras, que geralmente incluem mamã, papá, babá, vovô, não, tchau, acabou, qué e embora, ainda que não soem exatamente como são. Para ajudar o bebê a falar outras palavras você pode mostrar um objeto e dizer como ele se chama. As crianças gostam muito de aprender com a natureza e com os animais, por isso sempre que você vir um cachorro, pode apontar para o animal e dizer: cachorro ou mostrar nos livros e revistas outras coisas como flor, árvore e bola.

Brincadeiras para o bebê com 18 meses

Nessa fase a criança gosta muito de brincar de escrever e rabiscar, por isso você pode ter um quadro de giz em casa para que ele possa fazer seus desenhos e uma mesinha com lápis e papéis para que ele faça seus desenhos e rabiscos ali. No entanto, alguns podem preferir as paredes de casa mesmo e nesse caso você deve optar por escolher deixar a criança rabiscar todas as paredes ou somente uma, que esteja pintada com uma tinta especial, que é fácil de lavar.
O bebê com 18 meses já se reconhece em fotos e é capaz de montar quebra-cabeças com poucas peças. Você pode escolher uma página de revista e cortar em 6 pedaços, por exemplo, e pedir para o bebê montar. Não se surpreenda se ele conseguir, mas se não conseguir, não se preocupe, os jogos próprios para idade podem ser suficientes para mostrar a inteligência e a capacidade de raciocínio do bebê.
Eles gostam de animais que emitem sons e que possam empurrar, mas também se divertem ao empurrar bancos e cadeiras, como se fossem brinquedos

Alimentação do bebê com 18 meses

As crianças nessa fase podem comer tudo o que um adulto come, desde que seja uma alimentação saudável, rica em fibras, legumes, verduras, frutas e carnes com pouca gordura. A partir de agora o crescimento da criança fica um pouco menos intenso e isso se reflete na diminuição do apetite.
Apesar do leite ser uma boa fonte de cálcio existem outros alimentos que também possuem uma boa quantidade de cálcio e que a criança deve comer para fortalecer seus ossos e garantir seu crescimento, como queijo, brócolis, sorvete de iogurte e couve.
Elas podem comer pão e biscoitos, mas estes não devem ser doces, nem recheados, quanto mais simples, melhor, como cream cracker e maisena. Apesar de já poder comer doces como sobremesa, a melhor sobremesa para criança são as frutas e a gelatina.