sexta-feira, 15 de maio de 2020

20 Meses Agressividade X Carinho


A proximidade do “terrible twopode assustar as mães nesta fase, mas tudo pode ser controlado com momentos de carinho
Os dias passam e seu filho está cada vez mais próximo do famoso “terrible two” – os terríveis dois anos. Essa fase, já conhecida por muitas mães, é aquela em que a criança busca mais independência e reclama de tudo. Muitos chamam de “adolescência” da infância. Ou seja, você pode considerar que 1 ano e oito meses é a “pré-adolescência”. Se as birras ainda não começaram, elas darão o ar da graça daqui a pouquinho. As agressões aos amiguinhos, como chutes, arranhões, empurrões e mordidas serão mais comuns. É um modo que a criança encontra de testar limites e força (tanto dela como dos adultos). Não exagere na reação, mas repreenda e ensine que é errado agredir. Caso você já tenha lidado com birras, analise qual é o melhor modo de controlar seu filho: uma conversa, um carinho ou deixá-lo extravasar. Mas nunca parta para a agressão, procure sempre manter a paciência!
A corrida, os passos e os pequenos saltos – pequenos mesmo – estarão mais firmes. As habilidades com desenhos estarão maiores. Com um giz de cera ou um lápis, ele pode conseguir traçar linhas verticais e horizontais. 

A coordenação fina estará cada vez melhor e o controle sobre o giz também. Mas lembre-se sempre de forrar os locais que você não gostaria de ver riscados com as obras do seu filho. Quem tem um artista em casa pode apostar em forrar a parede com papel craft e deixar a imaginação rolar solta.
Apesar da energia em alta e alguns picos de agressividade, muitas crianças são extremamente carinhosas nessa fase. Rapidinho elas aprendem que assim conseguem 100% de atenção dos pais e eles até se esquecem dos momentos de birra. Afinal quem resiste a uma beijoca gostosa? Então aproveite os momentos de chamego para fazer muito carinho no seu filho ou assistir um desenho junto a ele. Esses momentos deixarão saudades!

Sente no chão e leia com o seu filho
Às vezes as brincadeiras nessa fase acabam sendo agitadas e cansativas, principalmente pra quem passou o dia trabalhando. Quer mudar de tática? Em vez de chegar em casa e correr com o pequeno para lá e pra cá, que tal sentarem juntos e lerem uma historinha? Crianças nessa idade adoram ouvir histórias e ver livrinhos. Além de estimular a imaginação, algumas pesquisas indicam que quanto mais cedo você lê para uma criança, melhor será o desenvolvimento da compreensão e linguagem dela mais para frente. Bom, não é mesmo? Então separe alguns livrinhos, um cantinho em casa, e leia com o pequeno! Improvise com caretas, sons e tudo que a imaginação permitir.


A criança de 1 ano e 8 meses


Pequeno artista
Se você puser um giz de cera na mão do seu filho, talvez se surpreenda ao vê-lo riscando algumas linhas horizontais e verticais -- embora a maior parte da obra de arte seja mesmo formada por rabiscos.

Desenhar (ou rabiscar) é uma atividade que envolve a coordenação motora fina, como a habilidade de segurar coisas e o movimento de pinça dos dedos. Também treina a coordenação visuo-motora -- entre as mãos e os olhos -- e a 
imaginação.

Pode ser, porém, que a criança não tenha o menor interesse em riscar o papel. Não há motivo para se preocupar. Ela provavelmente está empenhada em desenvolver outras habilidades, como 
andar com firmeza, correr, subir degraus etc.

Se você quer experimentar as habilidades artísticas da criança, prefira papéis grandes e grossos, que não escorreguem fácil da mesa, ou prenda-os à superfície com fita adesiva.

Caneta hidrográfica e giz de cera funcionam melhor para a criança, mas fique de olho nas paredes e nos móveis-- nem sempre fica fácil de limpar se o desenho sair no lugar errado. Um ambiente razoavelmente controlado para esse tipo de atividade é o cadeirão.

Comida no microscópio
A hora de comer está mais difícil? Com esta idade, a criança pensa no gosto, na textura e até na cor do alimento antes de colocá-lo na boca.

Continue oferecendo comidas variadas, e segure o instinto de obrigá-lo a comer. Dê você o bom exemplo e coma com gosto, junto com ele, para quem sabe instigar a curiosidade e o interesse do seu filho.

Embora a criança já mastigue bem, é bom cortar a carne em pedaços pequenos e ficar atento a alimentos perigosos, com os quais ele possa engasgar.

Como vai seu papagaio?
Nesta fase, as crianças querem imitar e repetir tudo o que ouvem. Em média, com 1 ano e 8 meses, uma criança diz mais ou menos uma dúzia de palavras diferentes, mas isso varia muito. Há aquelas que falam muito mais que isso, e outras que não dizem quase nada, e todas essas situações são normais.

O importante é saber que seu filho 
entende muito mais palavras do que as que consegue dizer. Faça um teste: peça a ele que vá buscar no quarto um travesseiro, por exemplo, e ele deve voltar com o objeto certo, mesmo que esteja longe de conseguir dizer a palavra.

Está chegando a idade das birras
Os 2 anos de idade são tão famosos pelos escândalos e ataques de fúria que em inglês existe até o apelido "terrible twos" -- uma idade terrível. Mas todo mundo sobrevive, e o importante é saber que as birras são normais, e quase nenhuma criança escapa, nem mesmo as mais calmas e comportadas.

Seu filho ainda não reclama de nada? Talvez a fase ainda não tenha começado. Os primeiros sinais são: ele insiste em fazer exatamente o que você acabou de dizer que não, ou se joga no chão quando fica muito irritado.

A busca pela independência é tanta que às vezes a criança faz escândalo por uma coisa que nem quer de verdade, só para ver se tem o poder de consegui-la.

Por mais bizarra que seja a situação, ou até engraçada, é difícil manter a cabeça fria na hora da gritaria. Um bom caminho é ficar por perto do seu filho, deixá-lo chorar e extravasar a raiva, que logo vai passar. Outros preferem distrair a criança com alguma outra coisa.

Se você estiver num lugar público ou na casa de alguém, leve a criança para algum lugar mais isolado, até que ela se acalme. Guarde o 
castigo para daqui a alguns meses, quando ela já entender melhor como seguir regras.

Cuidado com saídas à noite, ou no fim da tarde, perto da hora de dormir. Crianças cansadas são ótimas candidatas a um ataque de birra. Se for sair, procure levar o carrinho e uma comida de emergência para não deixar seu filho muito cansado ou com sono. Pelo menos você diminui um pouco o risco de um escândalo.

Chamego e colo
Muitas crianças são bastante carinhosas nesta idade. Seu filho deve gostar de sentar no seu colo, porque sabe que esse é um jeito de ter sua atenção todinha para ele.

Aproveite o contato para fazer coisas juntos: cantar, dançar, olhar um livrinho, fazer brincadeiras como "Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô!".

Até 
assistir a um desenho na TV juntinhos vale, afinal às vezes a criatividade para brincadeiras se esgota, ou você está cansada demais para fazer qualquer outra coisa.

Só aproveite para comentar o que vocês estão assistindo, pois assim a criança aumenta seu vocabulário e interage com você, em vez de só ficar hipnotizada pela tela.


O que bebê de 1 ano e 7 meses faz?


Com a coordenação motora mais aguçada, a criança conseguirá se entreter em alguma atividade por mais tempo. Aproveite para ajudar em sua independência!

O aprendizado motor nessa fase estará mais aguçado. Verá que seu filho estará mais interessado em arrastar, puxar, empurrar e pular sobre os objetos. Com 1 ano e 7 meses, eles adoram mudar as coisas de lugar! Além disso, já conseguem se entreter com um brinquedo por mais tempo. Os de montar estarão entre os seus preferidos. Brincadeiras com água e areia também ajudarão a aguçar a criatividade dele. Lembra das habilidades com desenho nas outras fases? Elas estarão mais intensas agora. Faça tinta caseira (a base de corante para alimentos e farinha) e coloque-o para exercer toda a sua criatividade em um pedaço de papel. Lembre de deixar uma boa área para ele brincar, e forre com jornal ou plástico se não quiser mais coisas sujas. Com um pouco de água, essa mistura também pode render uma boa massinha caseira para a criança usar a imaginação!

Livros com páginas duras, instrumentos musicais, potes de encaixar e brinquedos de empurrar serão queridinhos. Você pode colocar a criatividade para funcionar e fazer os brinquedos de seu filho com sucata, como garrafas velhas, rolos de papel higiênicoe latas de leite. Lembre-se sempre de estar ao lado do seu filho observando e brincando junto, primeiro para garantir a segurança – ele ainda pode colocar na boca o que vê pela frente e engasgar – e também para fortalecer o vínculo entre vocês dois. As crianças aprendem brincando, mas não devem brincar com o objetivo de aprendizado.
Explicar todas as ações e atividades para o seu filho ajudarão a fortalecer o seu vocabulário. Isso também ajuda a evitar momentos de “rebeldia”, já que a criança irá buscar cada vez mais a sua independência. Procure usar frases sempre na afirmativa e dar opções, para que seu filho se sinta no comando. Mostrar como a ajuda dele é importante pode ser importante para a autoestima. Dê um paninho úmido para que ele “ajude” com a limpeza ou algum objeto de plástico para ele levar à mesa na hora de jantar. Ele se sentirá especial, parte importante da família e mais independente.
Você já pressão sobre seu filho?

Às vezes nem percebemos, mas em algumas atitudes simples do dia a dia, acabamos exercendo uma enorme pressão sobre os nossos filhos. E isso acontece principalmente com o primogênito. Você é pai de primeira viagem? Então fique sabendo que uma pesquisa com mais de 10 mil pais revelou que 35% acreditava e esperava que o filho mais velho tivesse um desempenho escolar melhor, contra 6% que dizia o mesmo do filho mais novo. Ok, é muito cedo para se falar em estudos e desempenho escolar, mas isso pode refletir no aprendizado em geral. Se identificou com essa história? Então pega leve!

1 ano e 7 meses tem 19 meses.
1 ano = 12 meses + 7 meses = 19 meses :)

1 ano e 7 meses tem 13 mil e 872 horas.
1 ano tem  8760 horas, pois o ano tem 365 dias ( com exceção do ano bissexto), pegamos os dias e multiplicamos pelas 24 horas que tem cada dia, então fica: 365*24= 8760 horas.

7 meses tem 213 dias, então fica: 213*24 = 5112 horas.
8760 h + 5112 = 13872 horas.

1 ano e 7 meses tem 49,939,200 segundos.
1 ano é igual 60*60= 3600* 24= 86,400 s * 365 dias = 31,536,000 segundos.
7 meses tem 213 dias * 86,400 s = 18,403,200 segundos.
31,536,000 + 18,403,200 = 49,939,200 segundos.