quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O que trabalhar com crianças do Maternal II (3 a 4 anos)

                                 MATERNAL 2

LINGUAGEM ORAL

OBJETIVO 

1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas. 
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre). 

3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco. 

4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade. 

5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas. 

6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança. 

7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos. 

8. Identificar e reconhecer as vogais. 

9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
 


 CONTEÚDO


1. Eu (nome, idade, pais e colegas). 
2. Coordenação motora. 

3. Discriminação auditiva. 

4. Discriminação visual. 

5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas). 

6. Histórias e contos. 

7. Memorização. 

8. Vogais. 

9. Nome próprio e letras do nome próprio.
 



 METODOLOGIA
 

1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral. 



2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras. 

3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca. 

4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo. 

5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional. 

6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança. 

7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas. 

8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc. 

9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
 


 AVALIAÇÃO


Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
 O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 


MATEMÁTICA

 OBJETIVO 
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc. 
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã. 
3. Estimular o uso do raciocínio da criança. 
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9). 
5. Nomear e identificar iguais e diferentes. 


 CONTEÚDO

1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco. 



2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã. 


3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe). 


4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade. 

5. Nomear iguais e diferentes. 



 METODOLOGIA

1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente. 



2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã. 


3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha. 


4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma. 


5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
 



CIÊNCIAS


 OBJETIVO

1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 



2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. 


3. Estimulação dos 5 sentidos. 


4. Estimular o cuidado com a natureza. 


5. Nomear e reconhecer diferentes animais. 


6. Discriminação entre liso e áspero. 


7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.



CONTEÚDO

1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro). 



2. Esquema corporal. 


3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar. 


4. Horticultura e jardinagem. 


5. Animais. 


6. Texturas (liso e áspero). 


7. Alimentos.
 


 METODOLOGIA

1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. 



2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. 


3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação. 


4. Plantação de mudas e flores. 


5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias. 


6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades. 

7. Apresentação de alimentos.


ARTES


 OBJETIVO

1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 



2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 


3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
 





 CONTEÚDO

1. Artes: desenho livre e pintura. 

2. Sucata. 


3. Argila e massinha.
 


 METODOLOGIA

1. Utilização de lápis, pincéis, cola, tesouras sem pontas. 


2. Estimulando a criança através de elogios.
 



3. Material de sucata e criatividade do professor. 


4. Apresentação de argila e massinha.




 OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS


1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 



2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 


3. Permitir que a criança seja independente. 


4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 


5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 


6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 


7. Mantê-la ocupada. 


8. Levar a criança a participar das atividades de grupo. 

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