terça-feira, 1 de abril de 2014

TEMA: FELIZ PÁSCOA

JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos se perdeu um pouco o verdadeiro significado da Páscoa. Por isso faz-se necessário um projeto que realce o sentido espiritual da páscoa, onde todas as crianças vivenciem em suas atividades diárias o verdadeiro significado desta data comemorativa, que há muitos séculos faz parte das tradições da humanidade.
Este projeto tem por finalidade levar as crianças o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando a criança entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser uma criança passiva para se tornar uma criança participativa, crítica-reflexiva levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo. 
A escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionando-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
OBJETIVO GERAL
Através deste projeto pretende-se despertar nas crianças a espiritualidade presente nesta época do ano, além de outros sentimentos importantes para a vivência em grupo.
Contribuir para que as crianças possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
OBJETIVO ESPECIFICOS
Levar as crianças à:
Conhecer o significado de “Páscoa”;
Destacar e Identificar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
Identificar semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho;
Conhecer as cores utilizando os símbolos da Páscoa;
Vivenciar personagens através de contos da Páscoa;
Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”.
Desenvolver técnicas de colagem;
Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;
Desenvolver a linguagem oral;
Recontar histórias;
Expressar-se através desenhos;
Desenvolver a observação e atenção;
Desenvolver a memória fazendo associação e interpretação;
Construir símbolos da Páscoa com material de sucata e outros materiais;
Desenvolver coordenação ampla e fina;
METODOLOGIA
Coletar os conhecimentos prévios das crianças em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade as crianças de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
CONTÉUDO
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Serão desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais como: colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc.
Linguagem oral – Contos de páscoa e nomeação de símbolos da páscoa.
*Cores – amarelo vermelho e azul.
*Traçado e reescrita do número 2 e sequencia numérica de 1 a 5.
*Recorte e colagem
*Reescrita da palavra páscoa.
* Animais com o corpo coberto por pelos.
*Alto \ baixo, dentro \ fora.
*correspondência.
*Modelagem.
* Artes- confecção de cartão de páscoa.
Recreações:
Dentro e Fora:
Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso:
 O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
MATERIAIS
RECURSOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
HUMANOS:
Professores, crianças, Famílias e Funcionários da Escola

CRONOGRAMA
ABRIL DE 2014
2ª. FEIRA
3ª. FEIRA
4ª. FEIRA
5ª. FEIRA
6ª. FEIRA
07/04
08/04
09/04
10/04
11/04
14/04
15/04




TEMPO DE DURAÇÃO: Uma Semana
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

Ananindeua, _______ de _____________ de 2014
Gestora: ________________________________

Coordenadora:____________________________































































Nenhum comentário:

Postar um comentário