JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos se perdeu um pouco o
verdadeiro significado da Páscoa. Por isso faz-se necessário um projeto que
realce o sentido espiritual da páscoa, onde todas as crianças vivenciem em suas
atividades diárias o verdadeiro significado desta data comemorativa, que há
muitos séculos faz parte das tradições da humanidade.
Este projeto tem por finalidade levar as
crianças o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a
importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se
valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser
resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos,
textos e expressões artísticas.
Quando a criança entra em contato com os
conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de
ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser uma criança passiva para se tornar
uma criança participativa, crítica-reflexiva levantando hipóteses em relação ao
objeto de estudo.
A escola tem um papel fundamental de
levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais
existentes em seu meio, relacionando-se de forma respeitosa com as mesmas.
Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima,
fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos
possam ampliarem seus conhecimentos.
OBJETIVO
GERAL
Através deste projeto pretende-se
despertar nas crianças a espiritualidade presente nesta época do ano, além de
outros sentimentos importantes para a vivência em grupo.
Contribuir para que as crianças possam
ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
OBJETIVO
ESPECIFICOS
Levar as crianças à:
Conhecer o significado de “Páscoa”;
Destacar e Identificar os símbolos da
Páscoa e o conceito de cada um;
Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro
sentido da Páscoa em sua vida.
Identificar semelhanças entre símbolos
da páscoa em relação a forma e tamanho;
Conhecer as cores utilizando os símbolos
da Páscoa;
Vivenciar personagens através de contos
da Páscoa;
Expressar -se e comunicar-se com o seu
corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”.
Desenvolver técnicas de colagem;
Desenvolver a habilidade de ouvir e
seguir ordens;
Desenvolver a linguagem oral;
Recontar histórias;
Expressar-se através desenhos;
Desenvolver a observação e atenção;
Desenvolver a memória fazendo associação
e interpretação;
Construir símbolos da Páscoa com
material de sucata e outros materiais;
Desenvolver coordenação ampla e fina;
METODOLOGIA
Coletar os conhecimentos prévios das
crianças em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade as crianças de observar
os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e
individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a
confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões
artísticas sobre a “Páscoa”.
CONTÉUDO
Primeiramente, será feito um
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em
destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos
vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Serão desenvolvidas várias atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais como:
colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc.
Linguagem oral – Contos de páscoa e
nomeação de símbolos da páscoa.
*Cores – amarelo vermelho e azul.
*Traçado e reescrita do número 2 e
sequencia numérica de 1 a 5.
*Recorte e colagem
*Reescrita da palavra páscoa.
* Animais com o corpo coberto por pelos.
*Alto \ baixo, dentro \ fora.
*correspondência.
*Modelagem.
* Artes- confecção de cartão de páscoa.
Recreações:
Dentro
e Fora:
Fazer uma forma geométrica bem grande no
chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o
professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os
alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão
ficar apertados.
Arremesso:
O
professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão
arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá
medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois,
em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
MATERIAIS
RECURSOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos,
cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis,
CDs, aparelho de som, televisão.
HUMANOS:
Professores, crianças, Famílias e
Funcionários da Escola
CRONOGRAMA
ABRIL
DE 2014
2ª.
FEIRA
|
3ª.
FEIRA
|
4ª.
FEIRA
|
5ª.
FEIRA
|
6ª.
FEIRA
|
07/04
|
08/04
|
09/04
|
10/04
|
11/04
|
14/04
|
15/04
|
TEMPO
DE DURAÇÃO: Uma Semana
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de
registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto
individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a
criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos
materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Ananindeua, _______ de _____________
de 2014
Gestora:
________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário