quarta-feira, 30 de julho de 2014

Esboço 2


A conexão com Deus

Conectar-se é estar ligado, é relacionar-se. Freqüentemente estamos em ligação com alguma coisa, ou com alguém. É quase impossível viver sem um celular hoje em dia. Com a chegada da internet, nós estamos buscando conexão o tempo todo: por e-mail, msn, skype, etc. Nosso informativo chama-se CONEXÃO, não por acaso.

• Geralmente estamos conectados com a família, com amigos, com o trabalho (tem gente que não desliga nunca!), com algum sonho, etc.

• A mais importante conexão, ou relacionamento que podemos ter é com o nosso Criador. Porque começa aqui e seguirá por toda a eternidade. É fundamental que estejamos em íntima comunhão com Deus. É isto o que Ele mais deseja.

• A nova geração está envolvida na conexão espiritual. Um estudo de 2001 pela Pew Internet and American Life Project mostra que 25% dos usuários adultos da internet – aproximadamente 28 milhões de pessoas – estão on line para obterem material espiritual.

• A Bíblia nos fala claramente sobre a necessidade de mantermos comunhão com o Senhor de nossas vidas.

Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Co 1.9

Os antropólogos concluíram que as pessoas em todas as culturas, instintivamente, adoram alguma coisa. É um anseio natural, direcionado por Deus para cada fibra do nosso ser. Uma necessidade inata de se conectar com Deus. A adoração é tão natural como comer ou respirar. Se falharmos em adorar a Deus, sempre encontraremos um substituto; mesmo que, no final das contas, sejamos nós mesmos.

“Sejamos agradecidos e adoremos a Deus do jeito que O agrada, com reverência e respeito.” Hb 12.28

A razão que levou Deus a nos criar com esse desejo é porque Ele deseja adoradores! Jesus disse: “o Pai busca adoradores”.

Adorar é o primeiro propósito de sua vida. Fomos criados e ordenados para a adoração. É nossa maior responsabilidade, nosso maior privilégio e deve ter prioridade sobre tudo o mais. Quando perguntado: “Qual é o maior mandamento na Bíblia?” Jesus respondeu: “Adorar!”

Ele disse:

“Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma e de toda a sua mente e com todas as suas forças.” Mt 22.37

Em qualquer momento que você expressa seu amor a Deus, você está adorando. Não importa se está sozinho, com sua família ou em conjunto com outros cristãos. A mulher Samaritana uma vez discutiu com Jesus sobre o melhor momento, melhor lugar e estilo para se adorar. Jesus replicou que essas idéias externas são irrelevantes; o que conta é o seu coração. Onde você adora não é mais importante do que o como e o por quê.

Jesus disse: “Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade, porque eles são o tipo de adoradores que o Pai busca”. (Mc 12.30 e Jo 4.23)

Estas duas declarações de Jesus explicam o tipo de adoração que agrada a Deus.

1. DEUS SE AGRADA DA ADORAÇÃO QUE É BASEADA NAS ESCRITURAS

“Adoram… em verdade.” Devemos adorar a Deus como Ele verdadeiramente se revela na Bíblia; qualquer coisa diferente disso é idolatria. Você não pode simplesmente criar sua imagem de Deus (“Gosto de pensar que Deus é…”) e adorar esse seu modelo. A verdadeira adoração é baseada na Palavra; é baseada na verdade e não em nossa imaginação.

Quanto mais você conhece da Bíblia, melhor você entende a verdade sobre Deus, especialmente Sua graça. Isso irá compelir você a adorar com paixão. Toda vez que você se sentir indiferente, apático ou desestimulado com a adoração, significa que você esqueceu quão maravilhosa é a graça de Deus.

2. DEUS SE AGRADA DA ADORAÇÃO VINDA DO CORAÇÃO

“Adoram… em espírito.” Isto não se refere ao Espírito Santo, mas ao seu espírito. Feito à imagem de Deus, você é um espírito que habita no corpo, e Deus fez o seu espírito para se comunicar com Ele. Adorar é nosso espírito respondendo ao Espírito de Deus.

Jesus disse isto de outro jeito quando ordenou: “Amem a Deus com todo seu coração e alma.”

A adoração, para ser genuína, deve ser proveniente do coração. Não é apenas o caso de se falar as palavras certas; você deve dar um sentido ao que diz. Louvor que não provém do coração não é louvor! Não tem valor e, ainda, é um insulto a Deus.

Quando cultuamos, Deus olha por trás de nossas palavras para ver as atitudes de nossos corações.

A Bíblia diz: “O homem olha a aparência exterior, mas o Senhor olha o coração.” 1 Sm 16.7

Deus lhe deu emoções para você poder adorá-Lo com sentimentos profundos, mas essas emoções devem ser genuínas, não falsas emoções. Deus odeia a hipocrisia. Ele não quer um show, fingimento ou adoração muda. Ele deseja seu amor real e honesto.

Podemos adorar a Deus de modo imperfeito, mas não podemos adorá-Lo sem sinceridade.

É claro, apenas sinceridade não é suficiente; você pode estar sinceramente errado. É esta a razão porque a sinceridade e a verdade juntas são requeridas. A adoração deve ser tanto autêntica quanto correta.

A adoração que agrada a Deus é profundamente emocional e profundamente doutrinal. Usamos tanto o coração quanto a cabeça.

Adoração é mais do que música. Na verdade, a adoração é anterior à música. Adão adorou a Deus no Jardim do Éden, mas a música não é mencionada a não ser em Genesis 4:21 com o nascimento de Jubal. Se a adoração fosse somente música, aqueles que não são musicais nunca poderiam adorar. Adoração é quando seu espírito responde ao Espírito de Deus independente do tom musical.

Lamentavelmente, muitos igualam ser tocado emocionalmente pela música como sendo tocado pelo Espírito Santo, mas não é a mesma coisa. De fato, algumas músicas sentimentais e introspectivas impedem a adoração porque tiram o foco de Deus para nossos sentimentos. Quem mais desconcentra você nos cultos é você mesmo; seus interesses e suas preocupações sobre o que os outros pensam sobre você.

3. O MELHOR ESTILO DE ADORAÇÃO E LOUVOR

Os cristãos sempre diferem sobre a melhor maneira de expressar louvor a Deus. Mas os argumentos são geralmente pessoais, baseados em diferenças culturais. Muitas formas diferentes de cultuar são mencionadas na Bíblia: confessar, cantar, gritar, estar em pé como forma de honra, ajoelhar-se, dançar, fazer um alegre barulho, testemunhar, tocar algum instrumento musical e levantar as mãos são algumas formas de adorar.

Qual o melhor estilo de adoração?

A resposta é: o estilo que melhor represente autenticamente seu amor a Deus, baseado nos aspectos culturais e a personalidade que Deus escolheu para você.

Gary Thomas, no livro CONEXÕES ESPIRITUAIS disse que muitos cristãos dão a idéia de que empacaram num só estilo, numa rotina insatisfatória, em vez de ter um relacionamento vibrante com Deus.

Parte do problema, ele descobriu, é que a maioria das pessoas força a si mesma a usar métodos devocionais ou estilos de cultos que não se ajustam às formas como foram criadas por Deus. Isso as deixa frustradas e confusas. Por que, se eu amo ao Senhor, fico entediado com a adoração?

Gary escreveu: “Se Deus intencionalmente nos fez diferentes, por que se esperaria que as pessoas amassem a Deus da mesma maneira?” Desse ponto, então, ele começou uma pesquisa para identificar as diferentes maneiras como as pessoas desenvolvem relacionamentos com Deus. Na medida que ele lia livros cristãos clássicos e entrevistava as pessoas, ele descobriu os diversos modos como os cristãos têm usado, nesses 2000 anos, sua forma de mostrar seu relacionamento com Deus: sendo propagadores, estudando, cantando, lendo, dançando, criando artes, servindo aos outros, retiros, comunhão e muitas outras atividades.

Ele identificou nove meios de como as pessoas se aproximam de Deus(veremos cada uma delas nas próximas seis semanas). Naturalistas se sentem mais inspirados em amar a Deus fora de quatro paredes, em áreas da natureza; Pessoas sensíveis amam a Deus com seus sentidos e apreciam belos cultos que motivem a visão, gosto, cheiro e toque, não apenas a audição. Os tradicionalistas aproximam-se de Deus através de rituais, liturgias, símbolos e estruturas que não mudam; os ascetas preferem amar a Deus na solidão e simplicidade; os ativistas amam a Deus através da confrontação do mal, da batalha contra as injustiças e do trabalho para fazer um mundo melhor; os que gostam de cuidar amam a Deus por amar e suprir as necessidades dos outros; os entusiastas amam a Deus através da celebração; os contemplativos amam a Deus através da adoração; os intelectuais amam a Deus por estudar através de suas mentes.

Não há um tipo de “tamanho único” na adoração e comunhão com Deus. Mas uma coisa é certa: você não pode dar glórias a Deus tentando ser diferente do que Deus lhe fez.

” Cultive sua própria forma de se relacionar com Deus, mas não a imponha aos outros.”

PARA ESTAR EM CONEXÃO COM DEUS…

1. BUSQUE UMA ADORAÇÃO REFLEXIVA

Deus se agrada da adoração reflexiva. Por quatro vezes Jesus ordenou: “Amem a Deus com toda sua mente”. Deus não se agrada com celebração não intencional “ cantar hinos irrefletidamente, orações superficiais que usam clichês, ou exclamações descuidadas do tipo “Glória a Deus”, porque nós não podemos pensar em algo melhor para dizer naquele momento. A não ser que sua mente esteja “ligada”, o culto se torna sem significado e vazio. Este é o problema que Jesus chamou de “vãs repetições.” Mesmo termos bíblicos podem se tornar clichês enfadonhos pelo muito uso; paramos de pensar sobre o que eles significam. É muito mais fácil oferecer clichês nas celebrações do que fazer um esforço para honrar a Deus com diferentes modos e palavras. Esta é a razão porque eu encorajo você a ler as Escrituras em diferentes traduções e paráfrases.
Isso vai expandir grandemente sua expressão de culto.

Aqui está um desafio: tente louvar a Deus sem usar expressões de louvor do tipo “ aleluia, obrigado ou amém. Em vez de dizer: “Nós Te louvamos”, faça uma lista de sinônimos e use palavras novas como admirar, respeitar, valorizar, reverenciar, honrar e apreciar.

2. OFEREÇA SACRIFICIALMENTE

A adoração que agrada a Deus é sacrificial. No Velho Testamento, Deus tem prazer nos muitos sacrifícios de culto porque eles prefiguram o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Mas desde que Jesus pagou inteiramente o preço dos nossos pecados, aquele tipo de sacrifício não é mais necessário.

Deus agora se agrada em sacrifícios diferentes de adoração: nossas vidas, nosso amor, agradecimentos, louvor, humildade, arrependimento, ofertas de dinheiro, oração e também servir aos outros por compartilhar das necessidades deles.

A adoração verdadeira é dispendiosa. Davi percebeu isso:

“Não oferecerei ao Senhor meu Deus sacrifícios que não custam nada”. 1 Cr 21.24

Apenas louvar é adoração incompleta. Devemos nos entregar, nos submeter, ofertar e nos render a Ele. Este é o coração da adoração.

Nossa centralização é uma das coisas de valor no culto. Você não pode exaltar a Deus e a você mesmo ao mesmo tempo. Você não pode cultuar para ser visto pelos outros ou agradar a você mesmo. Deliberadamente você muda o foco da adoração para você mesmo.

Quando Jesus disse “Ame a Deus com todas as suas forças”, Ele declarou que para adorar você gasta energia e esforço. Nem sempre é conveniente e confortável. Algumas vezes o culto muda o rumo para o sacrifício da vontade. Louvar exige esforço. Quando você louva a Deus mesmo que você não sinta isso muito bem, quando você levanta da cama para vir ao culto estando cansado, ou quando você ajuda os outros estando com as energias desgastadas, você vai estar oferecendo um sacrifício de culto para o Senhor.

Paulo disse:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Rm 12.1

“Eu insisto com vocês, irmãos, diante da misericórdia de Deus, que ofereçam seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus “ este é o seu ato espiritual de adoração.”

3. ENTREGUE-SE CONTINUAMENTE

A adoração que agrada a Deus é contínua. Adorar não é apenas cultuar na igreja; somos instruídos a “adorar a Deus continuamente”. “Adorar a Deus do nascer ao pôr do sol”. Na Bíblia vemos que as pessoas adoravam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! A adoração deve ser a primeira atividade quando você abre os seus olhos pela manhã e quando você os fecha à noite. Davi disse:

“Agradecerei ao senhor em todo o tempo. O seu louvor estará continuamente em minha boca”.

Adoração não é uma parte de sua vida; é sua vida, e toda atividade pode ser transformada em ato de culto quando você faz isso em louvor, glória e para agradar a Deus. A Bíblia diz: “Seja o seu comer , beber ou qualquer outra coisa que venha a fazer, faça tudo isso para a glória de Deus”. Martinho Lutero disse: “O fazendeiro pode ordenhar vacas para a glória de Deus.”
Como é possível fazer todas as coisas para glória de Deus? Por fazer tudo com se estivesse fazendo para Jesus e por ter uma conversa continua com Ele enquanto você está em ação! A Bíblia diz: “O que você tem de fazer, faça com todo o seu coração, como se fizesse para Deus e não para os homens.”

Este é o segredo do estilo de vida de adoração; fazer todas as coisas para o Senhor. O trabalho se torna adoração quando você o dedica para Deus e executa com a certeza da Sua presença. A paráfrase da versão bíblica “The Message” para Romanos 12:1 diz: “Pegue tudo o que você faz normalmente no seu dia-a-dia “ seu dormir, comer, ir para o trabalho, viver a vida “ e os coloque diante de Deus como uma oferta.”

O estilo de vida de adoração é exatamente estar apaixonado por Jesus. O que você faz normalmente para você mesmo, comece a fazer para Deus, seja comer, tomar banho, trabalhar, relaxar, ou jogar fora o lixo!

Nos dias de hoje geralmente nos sentimos como se precisássemos fugir das nossas rotinas diárias para podermos adorar a Deus, mas isso acontece porque não aprendemos a prática de Sua presença conosco todo o tempo.

Este é o objetivo de Deus para nós. No Éden, adoração não era um acontecimento para se ir, mas uma atitude perpétua; Adão e Eva estavam em constante comunhão com Deus. Desde que Deus está conosco todo o tempo, nenhum outro lugar está tão próximo de Deus como o lugar onde você está neste exato momento. A Bíblia diz: “Ele dirige toda as coisas e está em todas as coisas e está em todo lugar.”

Você pode escolher uma sentença pequena, ou uma frase simples que possa ser repetida para Jesus num só fôlego, do tipo: “Tu estás comigo.” “Eu recebo Tua graça.” “Estou dependendo de TI.” “Quero Te conhecer melhor.” “Pertenço a Ti, Jesus.” “Ajudá-me a confiar em Ti.” Você também pode usar uma frase curta das Escrituras: “Para mim o viver é Cristo.” “Tu nunca me deixarás.” “Tu és o meu Deus.” Ore assim freqüentemente, tanto quanto possível, de modo que isso tome conta profundamente do seu coração. Mas observe que sua motivação deve ser de honrar a Deus e não querer controlá-Lo.

” Oh, Deus nós te glorificamos durante todo o dia e constantemente louvamos o teu nome.”

4. ORE O TEMPO TODO.

Ore durante todo o tempo. O caminho mais rápido para a conexão com Deus durante o dia é parar e ficar em silêncio por alguns segundos. Pare o que está fazendo, olhe ao seu redor com atenção e escute em silêncio a voz de Deus. Silêncio honra a Deus e nos dá condições de ouvi-Lo falar aos nossos corações. Se você ama a Deus, você irá ouvi-Lo.

Praticar a presença de Deus é uma habilidade, um hábito que você pode desenvolver. Assim como os músicos praticam as escalas diariamente, de modo a tocar as músicas com certa facilidade, você pode forçar sua mente a pensar em Deus durante momentos diferentes do seu dia. Você deve treinar sua mente para lembrar-se de Deus.

Para isso, primeiro você precisa criar lembretes que regularmente dirijam seus pensamentos para a consciência de que Deus está com você naquele momento. Com o tempo, será mais natural pensar em Deus mais freqüentemente, falar com Ele sobre tudo e sentir Sua presença em toda parte.

Como todos os relacionamentos, a amizade com Deus precisa de tempo. Você não pode fazer isso do dia para a noite. Comece por colocar lembretes visuais ao seu redor. Você pode colocar pedaços de papel dizendo: “Deus está comigo e por mim neste momento!”

Os monges Beneditinos usam alarmes de relógios para lembrá-los de parar para suas orações.

Se você tem um relógio com alarme ou um celular você pode fazer o mesmo. Se os Maometanos param para se ajoelhar e orar 5 vezes por dia, por que nós também não podemos? Algumas vezes você sentirá a presença de Deus, outras, não. Seu alvo não é sentir por um momento, mas sim uma certeza contínua da presença real do Deus que está sempre presente.

Se você está buscando uma experiência da presença de Deus através dessas sensações, està na direção errada. Deus não pode ser controlado ou manipulado para seu prazer. Mas, é você que existe para agradar a Deus. Não louvamos a Deus para nos sentir bem, mas para fazer o bem.

“Depois de tudo isso, há uma só coisa para dizer: Tenha reverência por Deus e obedeça a seus mandamentos, pois esta é a razão para a qual fomos criados.” Ecl 12.13

Esboço 1

Desconectar para Conectar
Texto: João 15:5

Vivemos em um dos períodos mais fascinantes da história da humanidade. Acredito nunca ter havido na história um momento onde o mundo esteve tão aberto e acessível para quem quer que seja. Os níveis de tecnologia alcançados poderiam até ser esperados e sonhados, mas de forma alguma com tamanha acessibilidade e popularidade.
De dentro de nossas casas podemos conhecer e viajar por todo o mundo em tempo real, em ângulos diferentes e até falar abertamente com pessoas de idiomas e culturas nunca imaginados.
É dessa maneira que esta geração tem aprendido a viver, conectados. A Geração Milênio (nascidos a partir de 1980) não sabe ser ou viver longe de alguma conexão. Ficar sem o celular, internet ou televisão é um martírio, uma crise de identidade, um lapso de personalidade. Parece que falta um membro de seu corpo, para alguns parece até que esta mutilado.
 A comunicabilidade em muitas situações deixou de ser uma ferramenta de informação para tornar-se um vício. Todos estão "na REDE", de uma maneira ou de outra.
Nos dias atuais talvez a palavra mais usada mundialmente seja conexão e suas conjugações verbais. Nunca se falou tanto em estar conectado, estar on line 24h como nos dias atuais. E a parada é muito mais sinistra do que se imagina. Porque a maioria das pessoas jovens ou não, pensam que quando se usa a palavra conexão, está se falando só de aparelhos eletrônicos, rede sociais, netbooks, smartphones, Tablets etc. Grande engano, pois é um lance que atinge todo mundo em todas as áreas da sociedade e não só uma galera específica.
 A palavra de ordem mundial é conectar. E não importa que preço seja cobrado por essa conexão.As pessoas estão se conectando. Os jovens e adolescentes só se preocupam com uma coisa: Não posso ficar off line. Estão preocupados sim em não perder a conexão com sua galera, com sua tribo.
Esse foi o motivo de em pouco tempo o Facebook literalmente "engolir" o Orkut e sempre ganhar pontos na disputa com o Twitter, a única rede social que ainda consegue alguns pontos nessa disputa.
Eu creio de todo o meu coração que Deus o trouxe aqui, porque Ele tem algo a nos falar a esse respeito, você não esta aqui porque foi convidado...Não!!! Deus lhe trouxe e tem algo muito sério a nos falar.
Preste a atenção ao que ele quer dizer é algo de extrema importância para a sua vida nessa noite, que pode mudar a sua vida daqui para frente, que pode mudar o seu relacionamento de namoro, o seu relacionamento com os seus pais, amigos, com o próprio Deus.
Para estar próximo dos amigos e familiares fisicamente e não virtualmente, é preciso você desconectar para se conectar, às vezes é preciso ficar um tempo off line. E o lance mais legal dessa parada toda é que quando você se dispõe a ficar um tempo off line com as pessoas que ama, fica mais fácil para ficar on line com o Criador.
Isso mesmo, para ficar on line com o Criador, precisamos ficar off line com o mundo. O que significa isso? DESCONECTAR PARA CONECTAR.
O meu desejo, e que depois de assistir ao vídeo alguma reflexão seja gerada na sua mente sobre a verdadeira e necessária conexão.
Esse vídeo fala de uma realidade em nossas vidas, com certeza na vida de muitos de vocês. Muitos são verdadeiros estranhos dentro de seus lares, muitos se perderam no mundo virtual e estão perdendo o melhor da vida e Jesus esta dizendo essa noite é preciso aprender desconectar para conectar, desconectar para enxergar, desconectar para desfrutar o amor de seus pais, desconectar para reatar amizades, desconectar para correr atrás de seus sonhos, desconectar para viver, desconectar para conectar com Deus.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  João 15:5
Aquele que esta em mim – Conectado, Linkado. Ligado em Mim... nos dia de hoje poderíamos traduzir na linguagem virtual esse versículo como "Eu sou a rede (Internet), e vos o computador; quem estiver conectado em mim, navegara em muitas paginas..."
Para estarmos conectados a Deus precisamos estar desconectados do mundo e aqui não estou falando que você deve parar de usar a internet e nunca mais usá-la, não!!! Eu estou falando que para termos um conexão com Deus, um sinal limpo precisamos passar tempo com Ele, investir tempo em Deus, ter a própria caminhada, o seu próprio relacionamento com Deus. Saber dosar o seu tempo, e saber discernir as prioridades em sua vida.
Deus já fez a parte dele nesse relacionamento ele desconectou para conectar,
Ele desconectou você do velho homem a bíblia diz que você era filho da desobediência.
"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" Efésios 2.2
Ou seja pra você já estava decretada o seu futuro, a morte era certa, você estava longe de seu criador, andava segundo o curso desse mundo condenado, era escravo de satanás e não tinha valor nenhum para ele, era filho da desobediência.
Mas Deus, através de Cristo o desconecta dessa geração maldita e o conecta novamente em sua família, agora você é um movo homem e uma nova mulher agora você é um filho de Deus. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:26
Muitos jovens cristão estão desperdiçando a sua vida levando uma vida sem sentido, conectados a todo tipo de esquemas, mas desconectados do sentido da vida, da vontade de Deus.
Tenho a certeza que existem pessoas no nosso meio que anseiam mais de Deus, que oram por um avivamento em suas vidas, que esperam contemplar o poder (ser cheio do Espírito Santo) de Deus em suas vidas, mas não sabem transformar esse desejo em realidade. Eu quero dizer para vocês que o primeiro passo para uma vida de poder diante de Deus é desconectar para conectar.
Desconectar de sua vontade egoísta, de sua comodidade, de sua vida social virtual, desconectar de seus pecados, desejos malignos, de sites impuros, amizades impuros, namoros impuros etc. E se conectar a rede divina se conectar a vontade de Deus.
Quero contar a história de 2 garotos moravianos, quando se venderam para tornar escravos, para que ele pudessem ir para uma ilha a onde só haviam escravos para testemunhar a eles. Não havia como voltar a traz, não havia um "eu volto se não gostar" eles se venderam a um do no de escravos, para que eles pudessem ser testemunhas do amor de Cristo para os escrava que o dono tinha, pro resto da vida...
 E quando eles estão saindo da doca do caes no navio, seus pais, sua família da igreja e todos olhando ali para eles, pois nunca mais os veriam, um dos garotos gritou "não deve o cordeiro ter a total recompensa de seu sofrimento?" isso é missões, isso é estar conectado com a vontade de Deus, contaram suas vidas como sem valor, para que o cordeiro(Cristo) pudesse ter a total recompensa de seus sofrimentos. Eles se desconectaram de si mesmos para se conectar ao próximo.
Jovens não percam as suas vidas jogando joguinhos estúpidos, ...simplesmente não façam isso... veja esses dois garotos eram 2 jovens saindo da adolescência como muitos de vocês aqui presente, unam-se a eles... unam-se a eles... façam a diferença em sua escola, na sua casa, no seu namoro, no seu trabalho...
E eu vou lhes dizer isso agora. Alguns de vocês precisam sair do Facebook, você precisa fica offline, parar de ficar escrevendo coisinhas como se fosse uma garotinha ou um garotinho. Você precisa virar homem e mulher de Deus e fazer coisas que homens e mulheres de Deus fazem isso é importante.
Olha pra sua vida essa manha e compare a 2 garotos que se venderam como escravos e depois gritaram as suas famílias que estavam em prantos; "não deve o cordeiro ter a total recompensa de seu sofrimento?"
Oh Deus tenha misericórdia de nós precisamos parar com esse absurdo e desconectarmos para nos conectar em Deus. Precisamos ser homens e mulheres de Deus, precisamos agir como tais. Esses dois garotos estão nos ensinando saia e morra por algo que vale a sua vida, viva por algo que tem valor da sua vida. Isso é importante, isso é verdadeiramente o que mais importa. Ter uma vida com Deus ao ponto de se doar completamente a Ele e viva de uma maneira que o agrade.
Existe pessoas que estão ao seu lado que não ouviram do evangelho da salvação elas estão por todos os lados, na sua escola no circulo de amizade todas clamando por dois garotos conectados com Cristo prontos a morrer por elas e esses dois garotos pode ser você. Mas é preciso de desconectar para conectar, desconectar para ouvir o seu clamor desesperado por salvação.
Se desconecte e siga a Cristo e vire um homem e uma mulher de Deus. Talvez  tenha ouvido de alguém, que você não serve pra nada, que é um zero a esquerda Deus diz pra você.. hei!!! vc serve sim siga-me.
Talvez vc seja uma pessoas que conhece todas as modas fashion e todas as coisas legais que esta correndo na internet e esta por dentro de tudo que acontece no mundo da rede e isso e aquilo... pare!!! Quem se importa com isso? que valor tem? Vc tem uma obra a fazer, uma missão designada pelo próprio Deus, por isso seja uma homem e mulher de Deus.
Deus espera muito mais do que ficar horas e horas na internet desperdiçando a sua vida reavalie sua vida. Deus espera que você seja um participante de sua cruz.


Dia dos Pais: 7 erros da escola


Obrigar todos os alunos a participar das comemorações e não vinculá-las ao currículo são alguns dos equívocos mais comuns
Por mais que sejam datas impulsionadas pelo comércio, comemorações como o Dia dos Pais raramente passam em branco nas escolas. É muito comum que os educadores planejem festas para homenagear os pais ou peçam que a turma produza presentes. Se esse é o caso de sua instituição, é desejável que as comemorações estejam vinculadas a um projeto ou a uma sequência didática já planejada no currículo, com foco no conteúdo e não em um presente para uma determinada pessoa. 

Pode-se pensar em exemplos para todas as disciplinas. ''Nas aulas de Artes, por exemplo, pode ser proposta a produção de um cartão inspirado na obra de um artista estudado e sugerir que seja dado a uma pessoa especial. Seja para o pai, para a mãe ou para um amigo,'' recomenda Priscila Monteiro, consultora da Fundação Victor Civita.
Os eventos também devem ser estruturados contemplando os conteúdos previstos nas disciplinas, uma vez que são formas de convidar a comunidade para dentro da escola. Um projeto para o estudo de um gênero literário pode ter em uma de suas etapas a exposição de textos feitos pelos alunos. Vale, então, socializar a produção da turma - chamando não apenas pais, mas também mães ou outros adultos que sejam referências às crianças.
Outra questão nunca pode ser ignorada: como participa a criança que não tem contato com o pai? Deve-se sempre levar em conta que a família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, dificilmente é a realidade na casa de todos os alunos. São muitas as possibilidades de estrutura familiar: monoparental feminina (mãe solteira, separada ou viúva), crianças que moram em abrigos, com avós, são filhas de casais homossexuais etc. Se o professor fizer um levantamento sobre como é a vida de cada aluno, certamente perceberá que pode excluir ou constranger alguém ao propor uma grande homenagem - o que talvez seja motivo para repensá-la. A seguir, você confere mais detalhes sobre esse e outros equívocos na comemoração do Dia dos Pais nas escolas:
7 equívocos na comemoração do Dia dos Pais
1 Ignorar os diferentes tipos de família no planejamento do calendário escolar.
Pautar os encontros para a socialização da aprendizagem da turma de acordo Dia dos Pais ou Dia das Mães exclui as crianças com outros perfis familiares.
2 Usar o tempo das aulas para a confecção de presentes desvinculados do conteúdo das disciplinas.
O horário letivo deve ser exclusivamente dedicado às situações de aprendizagem.
3 Propor a elaboração de cartões, pinturas ou poemas que não permitem a criação individual da criança.
Exibir um modelo e pedir que as crianças o reproduzam não favorece o percurso criador e não dá espaço para que as crianças registrem sua marca na obra.
4 Obrigar todos os alunos a participar das comemorações.
As ações focadas em homenagear um familiar podem deixar um aluno que não quer participar constrangido, seja qual for o motivo de seu incômodo.
5 Expor a intimidade de algum aluno durante a realização de uma atividade.
Não é adequado dizer à classe "fulano está dispensado da atividade porque seu pai faleceu" ou "o pai de beltrano não virá porque está preso". É preciso ter bom senso para não divulgar o que é da esfera íntima do aluno. O educador deve zelar para que a criança que escolha não participar tenha sua privacidade protegida.
6 Avaliar a participação de um aluno em uma atividade vinculada à efeméride.
O professor não pode dar ênfase aos momentos em que o conteúdo não é o foco de um projeto e, menos ainda, avaliar o desenvolvimento do aluno pela participação em uma atividade que nada tem a ver com o currículo.
7 Realizar a festa durante o horário letivo.
Mesmo que o evento seja planejado como forma de socializar a produção dos alunos, deve-se considerar que muitos pais não têm como se ausentar do trabalho. Ao planejar as atividades, é necessário refletir sobre os momentos em que a maioria da comunidade pode participar e criar alternativas.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/festa-projetos-dia-pais-maes-fazer-escola-635504.shtml

Projeto Dia dos Pais

Projeto Dia dos Pais 

O projeto Resgatando Valores - Pai, sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias. Confira as dicas de atividades e textos do projeto!


Projeto dia doa Pais
Tema  Resgatando Valores
Indicação Pais e alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental

  Justificativa:
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho.

Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa vários tipos de pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... Avôs, tios, amigos da família, professores...

Desse modo, a intenção do projeto RESGATANDO VALORES - PAI, sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.


Objetivos 
♦ Cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovamanálise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade entre outros.

Metodologia

O projeto pode ser desenvolvido com todos da comunidade escolar, contemplando atividades variadas.

Na semana que antecede a data (segundo domingo de Agosto), a ideia é desenvolver atividades que proporcionam às crianças reflexões sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.
Conteúdos trabalhados 
♦ Linguagem oral e escrita: Criatividade, imaginação, dramatização e construção de textos;
♦ Natureza e sociedade: Data comemorativa, dia dos pais, socialização;
♦ Artes visuais: Desenho, pintura, montagem, colagem;
♦ Música: Expressão corporal, ritmo;
♦ Matemáticas: datas, formas, noções de espaço.
Atividades Sugeridas
1. Olha só o que fiz para você!

Confecção de uma pequena lembrança para os pais – PORTA CANETAS de latina e EVA .

Valorizando sempre a construção própria das crianças.

Bem simples de realizar.

Pode-se fazer com qualquer tipo e tamanho de latinha (milho, ervilha, extrato de tomate...). Podemos, inclusive, fazer em latas maiores para utilizar como embalagem de presente.

Atenção professores: as latinhas devem estar bem lavadas e higienizadas. Peça em comunicado na agenda escolar para que as mães e/ou responsáveis enviem as mesma já usadas, abertas e esterilizadas.

Cuidado com as possíveis pontas na abertura da lata e ferrugens (pode ocasionar cortes nas crianças). As mesmas devem ser cobertas com EVA.

Acompanhe o passo a passo:
   
Materiais: latinha EVA, tesoura e cola instantânea    
  

1º  Recorte uma tira de EVA azul claro para encapar a latinha, cole com cola instantânea ou cola quente.

 
2º Risque os moldes no EVA  (Dica: utilize palito de churrasco). Recorte as peças com a tesoura e cole na latinha.
   

2. Meu pai – seu passado meu futuro
Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos e cartazes a partir de histórias dos pais e a história da data do dia dos pais. O texto base abaixo serve como fonte de pesquisa aos alunos. Neste texto (disponível no portal Nosso Dom) é necessário destacar aos alunos o sentido da comemoração (também com ênfase no comércio), os costumes e valores de cada cultura e diferentes modelos familiares.

A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.
O Sistema de Ensino Dom Bosco sugere como apoio o material - Valores e Princípios [exclusivo para professores conveniados ao Sistema de Ensino Dom Bosco] :
1° ano: Família; equipe; regras de convivência; convivência na escola; respeito ao meio ambiente; respeito às diferenças; solidariedade; cuidados com o corpo – autoestima; cidadania
2° ano: Verdade; gentileza; caridade; cooperação
3° ano: Disciplina; paz; gratidão; amizade; respeito; organização
4° ano: Valores e atitudes; dignidade; cultura da paz; lealdade; respeito e autoestima
5° ano: Honestidade; responsabilidade; amor; compaixão
 
Materiais exclusivos para professores conveniados ao Sistema de Ensino Dom Bosco:http://nossodom.com.br/dombosco/frontend/ef/valores-e-principios-em-pratica/visualizar/338

Texto de Apoio
Texto base:
Quem inventou o Dia dos Pais?

Nos Estados Unidos, a data começou a ser comemorada em 1909 e, aos poucos, foi se espalhando pelo país. No Brasil, a comemoração surgiu por iniciativa da imprensa, na década de 50.
A primeira comemoração
A criação de um dia especial para homenagear os pais surgiu em 1909, como uma iniciativa pessoal da jovem norte-americana Sonora Luise, da cidade de Spokane, Washington (EUA). Ela inventou esse dia como prova de amor e admiração a seu pai, John Bruce Dodd. No ano seguinte, sua mãe, a senhora Brice Dood, procurou apoio junto ao sacerdote de sua igreja para a instituição de um dia especial em homenagem aos pais. Ele aderiu à ideia e acabou contagiando outros sacerdotes. Uma associação cristã divulgou a data para todo o Estado de Washington. Até hoje, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho nos Estados Unidos. A data foi oficializada em 1972 pelo presidente Richard Nixon.
Surgimento no Brasil
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Panamericana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Pai é tudo igual? Nem sempre.
Qual é o papel do pai? Cuidar dos filhos, ensinar a distinguir o certo do errado ou a como se comportar diante da vida? Em muitas etnias, a paternidade tem sentidos e atribuições um pouco distintos dos que conhecemos. Que tal saber um pouco dos costumes paternos em outras sociedades?

Repouso pós-parto
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes "visitas" do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.
Responsabilidades religiosas
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos.

Tradição oral
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.
Fonte: http://digital.dombosco.com.br/conteudo/pagina/0,6313,DBC-2087,00.html
3º Meu pai é o meu herói ! – Música, declamação e exposição

Como homenagem surpresa, selecionar uma música bonita e emocionante para que os filhos/alunos cantem e encantem seus pais, assim como apresentação de breves textos literários, lidos aos pais em encontro no pátio da escola além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos através de uma linda exposição.

Dica de músicas e vídeos para Dia do Pais

Amigo Velho: A Turma do Balão Mágico
Amigo Maior: Turma do Printy.

AVALIAÇÃO

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
Fonte moldes e imagens: http://artesanato.blog.br


http://www.dombosco.com.br/dombosco/frontend/ei/dicas-de-aulas-e-projetos/pais-2013/visualizar/2596

Dica Para o Dia dos Pais

Como trabalhar o dia dos pais com tantas crianças que não têm um pai? O conceito de família nos dias atuais

 
O Dia dos pais é uma data importante, enquanto o dia daquele que nos apoiou e ajudou, esteve presente nos momentos mais importantes de nossa vida. É um dia para estar perto, agradecer, lembrar, abraçar, reunir a família.

   A comemoração deste dia foi importada dos Estados Unidos, passando a ser comemorada aqui no Brasil desde 1953. Inicialmente, acontecia em Junho, mas por motivos comerciais, a data foi transferida para Agosto.

   O termo Pai deriva do latim patre: progenitor, genitor, gerador. É a figura masculina da família.  A responsabilidade de ser o pai responsável pela educação e sustento dos filhos provém do Século XIX. No Século XX, porém, a mulher já ajudava no sustento familiar.

  
   Todos estes dados servem apenas para que nos situemos na origem da data, no início da comemoração. E se perguntarem minha opinião, hoje, sobre datas que não conseguem acompanhar as mudanças no seio da sociedade, direi simplesmente que elas deveriam ser extintas. E daí muitos se assustariam! Simplesmente imagino que o dia da família deveria ser comemorado, no lugar destas datas! Família porque assim estaríamos respeitando o modo de ser, de viver de cada um! Não estaríamos excluindo ninguém, pois mesmo um órfão considera família aquela que o adotou. Deste modo, não interessando se a criança vive apenas com os avós, esta é a sua família. Se vive com os tios, esta seria a sua família e assim sucessivamente, todos seriam incluídos, respeitados.

   Preparamos e pensamos em tantas lembrancinhas tão lindas e no dia da entrega vemos aquele rostinho meio sem graça de triste, em meio às outras crianças sorridentes. O que fazer? Como lidar com uma realidade que todos os dias vai contra a  fantasia?

   Não tenho uma resposta pronta para esta questão. Já dei minha opinião pessoal a respeito. Posso apenas relatar aqui minha experiência, e quem sabe, ela sirva ou ajude a alguém. Todos sabemos que o conceito de família, em 2012, não é  o mesmo conceito que no século dezoito. As famílias mudaram, o conceito mudou. Mulheres saem ao trabalho enquanto o marido cuida da casa, pais criam seus filhos sozinhos, o divórcio deixou de ser um tabu e casais homossexuais criam filhos, também.

   Será que a escola acompanha estas mudanças? Será que conseguimos trazer à nossa pauta estes assuntos REAIS ou continuamos ignorando totalmente o que nos cerca, com a limitada visão de que todas as famílias são perfeitas e ideais como as dos comerciais de margarina?