Obrigar todos os alunos a participar
das comemorações e não vinculá-las ao currículo são alguns dos equívocos mais
comuns
Por mais que sejam datas impulsionadas pelo comércio,
comemorações como o Dia dos Pais raramente passam em branco nas escolas. É
muito comum que os educadores planejem festas para homenagear os pais ou peçam
que a turma produza presentes. Se esse é o caso de sua instituição, é desejável
que as comemorações estejam vinculadas a um projeto ou a uma sequência didática
já planejada no currículo, com foco no conteúdo e não em um presente para uma
determinada pessoa.
Pode-se pensar em exemplos para todas as disciplinas. ''Nas aulas de Artes, por exemplo, pode ser proposta a produção de um cartão inspirado na obra de um artista estudado e sugerir que seja dado a uma pessoa especial. Seja para o pai, para a mãe ou para um amigo,'' recomenda Priscila Monteiro, consultora da Fundação Victor Civita.
Pode-se pensar em exemplos para todas as disciplinas. ''Nas aulas de Artes, por exemplo, pode ser proposta a produção de um cartão inspirado na obra de um artista estudado e sugerir que seja dado a uma pessoa especial. Seja para o pai, para a mãe ou para um amigo,'' recomenda Priscila Monteiro, consultora da Fundação Victor Civita.
Os eventos também devem ser estruturados contemplando os
conteúdos previstos nas disciplinas, uma vez que são formas de convidar a
comunidade para dentro da escola. Um projeto para o estudo de um gênero
literário pode ter em uma de suas etapas a exposição de textos feitos pelos
alunos. Vale, então, socializar a produção da turma - chamando não apenas pais,
mas também mães ou outros adultos que sejam referências às crianças.
Outra questão nunca pode ser ignorada: como participa a
criança que não tem contato com o pai? Deve-se sempre levar em conta que a
família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, dificilmente é
a realidade na casa de todos os alunos. São muitas as possibilidades de
estrutura familiar: monoparental feminina (mãe solteira, separada ou viúva),
crianças que moram em abrigos, com avós, são filhas de casais homossexuais etc.
Se o professor fizer um levantamento sobre como é a vida de cada aluno,
certamente perceberá que pode excluir ou constranger alguém ao propor uma
grande homenagem - o que talvez seja motivo para repensá-la. A seguir, você
confere mais detalhes sobre esse e outros equívocos na comemoração do Dia dos
Pais nas escolas:
7 equívocos na comemoração do
Dia dos Pais
1 Ignorar os diferentes tipos de família no planejamento do
calendário escolar.
Pautar os encontros para a socialização da aprendizagem
da turma de acordo Dia dos Pais ou Dia das Mães exclui as crianças com outros
perfis familiares.
2 Usar o tempo das aulas para a confecção de presentes
desvinculados do conteúdo das disciplinas.
O horário letivo deve ser exclusivamente dedicado às
situações de aprendizagem.
3 Propor a elaboração de cartões, pinturas ou poemas que
não permitem a criação individual da criança.
Exibir um modelo e pedir que as crianças o reproduzam não
favorece o percurso criador e não dá espaço para que as crianças registrem sua
marca na obra.
4 Obrigar todos os alunos a participar das comemorações.
As ações focadas em homenagear um familiar podem deixar
um aluno que não quer participar constrangido, seja qual for o motivo de seu
incômodo.
5 Expor a intimidade de algum aluno durante a realização de
uma atividade.
Não é adequado dizer à classe "fulano está
dispensado da atividade porque seu pai faleceu" ou "o pai de beltrano
não virá porque está preso". É preciso ter bom senso para não divulgar o
que é da esfera íntima do aluno. O educador deve zelar para que a criança que
escolha não participar tenha sua privacidade protegida.
6 Avaliar a participação de um aluno em uma atividade
vinculada à efeméride.
O professor não pode dar ênfase aos momentos em que o
conteúdo não é o foco de um projeto e, menos ainda, avaliar o desenvolvimento
do aluno pela participação em uma atividade que nada tem a ver com o currículo.
7 Realizar a festa durante o horário letivo.
Mesmo que o evento seja planejado como forma de socializar
a produção dos alunos, deve-se considerar que muitos pais não têm como se
ausentar do trabalho. Ao planejar as atividades, é necessário refletir sobre os
momentos em que a maioria da comunidade pode participar e criar alternativas.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/festa-projetos-dia-pais-maes-fazer-escola-635504.shtml
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