quarta-feira, 11 de setembro de 2019

JESUS É O NOSSO GUARDA CHUVA

JESUS É O NOSSO GUARDA CHUVA
QUE NOS IMPEDE DE FICARMOS MOLHADOS
E ENCHARCADOS COM COISAS RUINS☔
O mundo jaz do maligno, assim diz lá em 1 João 5:19
Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.
1 João 5:19
Ora vivemos em um mundo em que, para onde olhamos ou vamos, tudo em nossa volta refere-se ao maligno.
Como todos sabemos, as crianças aprendem mais observando do que escutando, ou seja, qualquer atitude errada, que esta criança se deparar seja nas ruas, na escola ou em sua casa pode virar um hábito e um empecilho para que Deus use está criança.
Nós professores e pais sabemos discernir o que é certo e errado, porém um criança com menos de 10 anos e até alguns jovens têm certas dificuldades em diferenciar ações boas das más ações.
E nossa função como orientadores cristãos é de fato, orientar nossas crianças à luz da bíblia.
Não é uma tarefa simples, e exige muito esforço e dedicação, já que muitas crianças que frequentam a EBD (Escola Bíblica Dominical) tem um relacionamento com Deus apenas 1 vez por semana.
Logo, os ensinos e as lições tratadas na Escola Bíblica devem ser muito bem planejados e explicados, para que a criança consiga de uma forma simples entender o assunto e assim guardar a palavra de Deus no coração para não pecar.
Deve-se explorar o máximo o universo dos recursos visuais, portanto nesta história JESUS É O NOSSO GUARDA CHUVA, você pode realmente levar o seu guarda chuva para a aula.
O que será maravilhoso, principalmente para as crianças menores (maternal) que estão vivendo a fase das descobertas e aprendendo o que é cada coisa.
Para contar a história Jesus é o nosso Guarda Chuva, você pode utilizar um guarda-chuva e fazer algumas gotas ou nuvens (simbolizando a chuva) com dizeres como: PECADO, PALAVRÃO, DESOBEDIÊNCIA e outras palavras relacionadas ao ambiente que a criança vive.
☔ Vamos lá então para a História?
JESUS É O NOSSO GUARDA CHUVA 
Versículo Tema:
“Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.”
Salmos 16:1
Crianças olhem o meu guarda-chuva, quando usamos o guarda chuva? (Espere as crianças responderem)
Isso mesmo, usamos um guarda-chuva para nos impedir de ficarmos molhados na chuva.
Sabiam que Jesus é como se fosse o nosso guarda-chuva?
Pois é, antes do homem, mulher, a criança conhecer a Deus, eles estavam encharcados com a chuva de coisas ruins (comece a pegar as gotas com os dizeres de coisas ruins e entregue cada gota para uma criança)
Antes de conhecermos a Jesus a chuva do ÓDIO nos encharcava de ódio (vá falando sobre as gotas e entregando uma gota por vez para cada criança)
Ninguém podia pisar no nosso pé, que pronto, já fazíamos aquele bico e nem adiantava pedir desculpas, porque nem pedindo perdão nós mudávamos o carão.
Chuva muito ódio (entregue para uma criança) também chovia muito forte a chuva da DESOBEDIÊNCIA, não queríamos saber de obedecer ordens de ninguém e se obedecíamos era sempre reclamando e nunca fazíamos nada direito.
Que chuva forte, que temporal, era chuva de DESAMOR, porque nós não amávamos uns aos outros como a palavra de Deus ensina, a chuva da MALDADE encharcava as nossas vidas, parecia que quando víamos alguém bem, desejávamos o mal.
Éramos o oposto daquilo que Deus queria! Como estávamos molhados, ensopados de coisas ruins.
Sabia que muitas das vezes nós vivemos assim, molhados de coisas ruins.
Sabe mesmo vindo à igreja, e frequentando a EBD existem ainda crianças e adultos que estão cheios de coisas ruins.
Quando saíamos na rua e tomamos um banho de chuva o que fazemos quando chegamos em casa? (Espere as crianças responderem)
Isso mesmo, nós nos secamos e tomamos um banho quentinho, mas o que acontece se nós sairmos de novo na chuva sem guarda chuva? Vamos ficar molhados de novo né!
Pois é, é assim que acontece conosco, toda vez que estamos no mundo as coisas más que representa a chuva nos molha e ficamos encharcados de coisas ruins, como ÓDIO, DESOBEDIÊNCIA, DESAMOR, MALDADE e etc.
(Depois de ter falado sobre todas as chuvas ruins) diga que quando aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente salvador, ele se torna o nosso guarda-chuva (coloque o guarda-chuva sobre você)
(Peça para as crianças colarem as gotas ruins no guarda chuva)
Jesus nos protege de coisas ruins, Jesus é o nosso guarda chuva e agora que temos a Ele, a chuva da Desobediência não pode mais nos molhar, ou seja não somos mais desobedientes, estamos sequinhos e protegidos com Jesus e agora somos obedientes.
Agora o Desamor, não nos atinge mais, somos guardados por Jesus e quem é protegido por Deus ama à todos, pois entende que Deus é amor e que devemos amar uns aos outros.
Ah ódio e a maldade, nem existem mais, agora é só muito AMOR! Amor pelo papai e a mamãe, pela professora, pelos mais velhos e amor até pelos nossos inimigos.
Como é bom ter Jesus!
(cite exemplos de transformação, antes era chuva de palavrões, agora estamos protegidos e só falamos coisas boas e agradáveis)
Depois desta lição, faça o apelo e mesmo que seja uma criança ela tem o direito de receber a Jesus em seu coração.
Faça uma atividade relacionada a história, porque isso reforça o que a criança aprendeu. ✍
ATIVIDADE PARA OS MAIORES:
ATIVIDADE PARA CRIANÇAS MENORES:
Ideias de Atividades para Crianças Tiradas do Pinterest:
     

Brincadeira bíblica: A Dracma Perdida

 Brincadeira bíblica:  A Dracma Perdida
Com antecedência, esconder 10 moedas (ter cuidado com moedinhas e crianças pequenas, nesse caso o ideal seria confeccionar moedas de EVA) em volta da sala.
Colocar algumas à vista e outras mais escondidas.
Inicie dizendo:
Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las.
Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.

Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas.
Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas.
Se todas foram encontradas, continuar.
Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.

Após a contagem pergunte as crianças:
• Como você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?

Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
Entendendo a parábola
Lc 15:8–10
Nós precisamos entender que a moeda perdida provavelmente era um dracma, o valor dessa moeda era o salário de um dia. Quantos de nós não remexeria tudo para achar um salário perdido? Isso é o que a mulher na parábola estava fazendo.
De fato, a moeda dela provavelmente era parte de um jogo de dez moedas de prata. As mulheres nos dias de Jesus usavam tais coleções comumente como jóia. Ela não só tinha perdido uma valiosa moeda, como também ela teve uma jóia destruída. Que noiva hoje não ficaria de joelhos para procurar no tapete para achar o diamante perdido? Isso é o que esta mulher estava fazendo.
Jesus compara a procura da moeda preciosa com a procura de Deus por cada um de nós.
Espero que esta história possa te ajudar, fiquem com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário