Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
É importante manter o nariz do bebê sempre limpo e sem secreções porque assim o bebê fica mais aliviado, dorme tranquilo e consegue se alimentar, porque o ar passa mais livremente.
As 5 formas caseiras de desentupir o nariz do bebê são:
- Banho morno: para desentupir o nariz do bebê pode-se dar um banho morno nele, deixando o banheiro ficar com muito vapor, para facilitar a eliminação das secreções. Depois secar muito bem o bebê, vesti-lo e não o deixar ficar em locais com correntes de ar;
- Soro fisiológico: aplicar 1 gota em cada narina 2 a 3 vezes ao dia ou colocar um jato de 3 ml de soro fisiológico numa narina, que irá sair pela outra naturalmente;
- Aspirador nasal: uma outra forma de desentupir o nariz do bebê é retirar a secreção pelas narinas através de uma bombinha própria, que se vende nas farmácias em forma de pera. Deve-se apertar o corpo da bombinha e depois enfiar a parte transparente na narina do bebê e, então, soltá-la, pois assim, a secreção ficará retida dentro da bombinha.
- Travesseiro embaixo do colchão: colocar uma almofada ou um travesseiro triangular por baixo do colchão do berço do bebê também é uma ótima forma de desentupir o nariz do bebê. Assim, a cabeceira fica mais elevada e a secreção não fica acumulada na garganta, deixando o bebê dormir sossegado.
- Sucos: caso o bebê esteja muito resfriado, recomenda-se ainda oferecer suco de laranja puro ou de acerola, várias vezes ao dia. Mas, isso só deve ser feito se o bebê já tiver iniciado a alimentação diversificada, após os 4 ou 6 meses de vida.
Os remédios de farmácia só devem ser utilizados sob orientação médica e, sempre que possível, devem ser evitados.
Principais causas de nariz entupido no bebê
É normal que o bebê tenha o nariz entupido nos primeiros meses de vida, pois seu sistema imunológico ainda está em fase de maturação. Apesar de não representar algo grave para o bebê, é preciso tratar o nariz entupido, pois pode causar grande desconforto e interferir no sono e na alimentação da criança.
1. Gripe ou resfriado
Devido ao sistema imunológico pouco desenvolvido, é normal que os bebês tenham gripe ou resfriado logo no primeiro ano de vida, sendo comum apresentarem olhos lacrimejantes, nariz entupido e febre, por exemplo.
O que fazer: A melhor forma de tratar a gripe ou o resfriado no bebê é por meio da amamentação. Além disso, os bebês maiores de 6 meses, porém fazer uso de sucos naturais, por exemplo, para combater a gripe e melhorar o sistema imunológico, como o suco de acerola com laranja. Veja quais são os remédios caseiros para gripe no bebê.
2. Alergia
A alergia no bebê pode ser causada pelo contato com poeira ou pêlo de animais, por exemplo, que sensibilizam facilmente o sistema imunológico do bebê e causam espirros, coriza e tosse constante. Saiba mais sobre a rinite em bebê e como tratar.
O que fazer: É importante identificar o que causa a alergia e evitar que o bebê entre em contato. Além disso, deve-se manter o bebê hidratado e ir ao pediatra caso a alergia se torne mais intensa e frequente.
3. Aumento das adenoides
A adenoide é o conjunto de tecido linfático localizado no fundo do nariz e que faz parte do sistema imune protegendo, assim, o organismo contra microrganismos. Esse tecido cresce de acordo com o desenvolvimento do bebê, porém em alguns casos pode ter crescimento excessivo e interferir na respiração do bebê. Saiba mais sobre a adenoide.
O que fazer: É indicado ir ao pediatra quando se notar dificuldade para respirar, tosse contínua e nariz entupido no bebê sem causa aparente, pois pode ser indicativo de aumento na adenoide. Assim, o pediatra poderá orientar como deve ser feito o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário