O bebê com 11 meses gosta de comer sozinho e já consegue levar a comida à boca com mais facilidade, mas tem o hábito de brincar à mesa, o que dificulta uma alimentação adequada e exige mais atenção dos pais.
Além disso, ele também é capaz de segurar o copo com as duas mãos, se tornando mais independente para tomar sucos, chás e água, e os alimentos devem ser apenas amassados, sem a necessidade de fazer papinhas no liquidificador.
Suco de melancia com hortelã
Bater no liquidificador meia fatia de melancia sem sementes, meia pera, 1 folha de hortelã e 80 ml de água, oferecendo ao bebê sem acrescentar açúcar.
Este suco pode ser tomado durante o almoço ou jantar, ou cerca de 30 minutos antes do lanche da tarde.
Suco de legumes
Bater no liquidificador meia maçã sem casca, ? de pepino sem casca, ¼ de cenoura crua, 1 colher de chá de aveia e meia copo de água, oferecendo ao bebê sem acrescentar açúcar.
Papinha de Frango com ervilha
Esta papinha pode ser usado no almoço no jantar, acompanhada de uma fruta pequena ou suco na refeição. Além disso, os legumes utilizados podem variar e o bebê já pode comer os legumes preparados para o restante da família, desde que não tenham sal.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de arroz cozido
- 25g filé de frango desfiado
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de ervilhas frescas
- 1 colher de sopa de espinafre picado
- 1 colher de chá de azeite
- Salsinha, cebola, alho e sal para temperar
Modo de fazer
Cozinhar o frango em um pouco de água e desfiar. Em seguida, refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentando o tomate picado, a ervilha e um pouco de água, se necessário. Acrescentar o frango, a salsinha e deixar em fogo baixo por cinco minutos. Depois, servir esse refogado com arroz e espinafres picados ao bebê.
Papinha de peixe com batata doce
O peixe deve ser introduzido a partir do 11° mês de vida, sendo importante estar atento para verificar se o bebê apresenta algum tipo de alergia a esse tipo de carne.
Ingredientes:
- 25g gramas de filé de peixe sem espinha
- 2 colheres de sopa de feijão cozido
- ½ batata doce amassada
- ½ cenoura em cubos
- 1 colher de chá de óleo vegetal
- Alho, cebola branca picada, salsinha e orégano para temperar
Modo de preparo:
Refogar o alho e a cebola no óleo vegetal, acrescentar o peixe, a cenoura e as ervas para temperar e um pouco de água e deixar cozinhar até ficar macio. Cozinhar a batata doce e o feijão em uma panela à parte. Na hora de servir, desfiar o peixe e amassar o feijão e a batata doce, deixando alguns pedacinhos maiores para estimular a mastigação do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário