terça-feira, 7 de julho de 2020

O BEBÉ COM 1 ANO E 9 MESES

O desenvolvimento e a formação da personalidade do bebê, como pensa, aprende e cresce.Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras


AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS
É capaz de tossir para chamar a atenção.
Responde a ordens simples como “abre a boca”.
Executa tarefas que exigem memória, como trazer objetos que se encontram noutras divisões.
Imita algumas ações do adulto.
Não gosta que lhe peguem.
Exige muita atenção.
Brinca de cócoras e imita atividades do dia-a-dia.

LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
Pode falar suficientemente bem para ser entendido.
Penteia-se sozinho e tenta escovar os dentes.
Começa a adquirir o controlo voluntário dos esfíncteres.
Bebe de um copo e usa a colher com habilidade.
Sabe onde estão as coisas e onde estavam.
Quando lhe é solicitado, aponta o nariz, a orelha, o cabelo, os olhos.
Quando lhe é feito um traço vertical, imita-o.
Gosta de juntar objetos, como cubos.
Joga com figuras geométricas.
Indica a necessidade de ir à casa de banho (“dá sinal” mesmo que já esteja sujo).

COMPETÊNCIAS MOTORAS
Consegue atirar uma bola com o braço levantado.
Consegue rabiscar com um lápis de cor ou de cera.
Pode ajudar a despir-se.
Consegue começar a ajudar a lavar os dentes.
Caminha de forma coordenada, raramente caindo e consegue parar sem problemas.
Atira a bola.
Corre com os olhos fixos no chão e não contorna objetos.
Empurra e puxa brinquedos grandes pelo chão.
Consegue segurar em objetos enquanto anda.
Leva os alimentos à boca com a colher.
Início do controlo do esfíncter intestinal.
Sobe escadas com ajuda de uma mão e desce de gatas ou sentado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário