AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS
É capaz de tossir para
chamar a atenção.
Responde a ordens simples
como “abre a boca”.
Executa tarefas que exigem
memória, como trazer objetos que se encontram noutras divisões.
Imita algumas ações do
adulto.
Não gosta que lhe peguem.
Exige muita atenção.
Brinca de cócoras e imita
atividades do dia-a-dia.
LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
Pode falar suficientemente
bem para ser entendido.
Penteia-se sozinho e tenta
escovar os dentes.
Começa a adquirir o
controlo voluntário dos esfíncteres.
Bebe de um copo e usa a
colher com habilidade.
Sabe onde estão as coisas
e onde estavam.
Quando lhe é solicitado,
aponta o nariz, a orelha, o cabelo, os olhos.
Quando lhe é feito um
traço vertical, imita-o.
Gosta de juntar objetos,
como cubos.
Joga com figuras
geométricas.
Indica a necessidade de ir
à casa de banho (“dá sinal” mesmo que já esteja sujo).
COMPETÊNCIAS MOTORAS
Consegue atirar uma bola
com o braço levantado.
Consegue rabiscar com um
lápis de cor ou de cera.
Pode ajudar a despir-se.
Consegue começar a ajudar
a lavar os dentes.
Caminha de forma
coordenada, raramente caindo e consegue parar sem problemas.
Atira a bola.
Corre com os olhos fixos
no chão e não contorna objetos.
Empurra e puxa brinquedos
grandes pelo chão.
Consegue segurar em
objetos enquanto anda.
Leva os alimentos à boca
com a colher.
Início do controlo do
esfíncter intestinal.
Sobe escadas com ajuda de
uma mão e desce de gatas ou sentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário