sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

INTRODUÇÃO
“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS” (João 21:15).

Pedro, que negara ao Senhor três vezes, é questionado três vezes pelo Senhor: “Amas-me?” e só ao responder: “Tu sabes que te amo” é que recebe a missão de apascentar ou pastorear tanto cordeiros como ovelhas.
É interessante observar neste texto que Jesus utiliza a palavra “cordeiros” que identifica os pequeninos de um rebanho de ovelhas. Isso nos faz pensar que também as crianças precisam de cuidado pastoral. Sim, as crianças precisam ser apascentadas e não somente pajeadas.
As crianças não são pequenas demais para serem evangelizadas.
Somente Deus conhece profundamente o coração delas.
Pensamos que ainda há muito tempo para falar de Jesus a elas, mas a infância passa muito rápido, e é o melhor tempo para falarmos de Jesus a alguém, pois conforme as crianças crescem, não desejam mais aproximar-se de Deus, são rapidamente atraídas pelas ilusões mundanas.
O que leva alguém a ser consciente de sua responsabilidade pastoral com as crianças é estar cheio de amor pelo Senhor Jesus. Só quem ama ao Senhor poderá amar também as crianças e dedicar-se a elas, “pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: Um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14, 15).
É precioso verificar que no Velho Testamento encontramos o mesmo princípio. Em Deuteronômio 6:4-9, antes da ordem para que os pais inculquem a Palavra de Deus em seus filhos, há o mandamento: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem um coração pleno de amor ao Senhor.
O trabalho com estes pequeninos exige que se olhe para o futuro com a esperança de que eles não serão escravos de Satanás, mas servos do Deus Altíssimo; que não serão rebeldes, mas servos fiéis; que não estarão perdidos, mas salvos eternamente, pois semeamos em seus corações a preciosa Palavra do Senhor que tem a garantia de não voltar para Ele vazia.
As crianças não são a igreja de amanhã. Elas são a igreja hoje. Se não vivermos essa verdade e não investirmos nessa geração, não haverá igreja amanhã...
“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos” (Mateus 18:14).

REQUISITOS BÁSICOS PARA UM INTEGRANTE DO MINISTÉRIO INFANTIL
SER BATIZADO NAS ÁGUAS: Deve ter descido às aguas do Santo Batismo e batizado por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, quer seja nesta ou outra igreja evangélica.
  1. SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS: Como todo bom cristão, necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor, mansidão, e os demais atributos do Fruto do Espírito.
  1. TER CONVICÇÃO DO SEU CHAMADO: Crer que foi chamado pelo Senhor para ganhar almas e contribuir com sua vida para o crescimento do Reino de Deus.
  1. SER UM CRISTÃO RESPEITÁVEL: Deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na igreja e na sociedade, de modo que ninguém tenha do que o acusar.
  1. TER UMA SÓ PALAVRA: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para uma pessoa e algo diferente para outra.
  1. DEVE CONSERVAR O MINISTÉRIO COM A CONSCIÊNCIA LIMPA: Deve conservar-se firme na revelação graciosa de DEUS, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais, focando o que Deus nos orienta através de Sua palavra.
  1. SER PACIENTE, TER AUTO-CONTROLE: É preciso ter domínio próprio e ser emocionalmente equilibrado, não se permitindo exaltações e repreensões exageradas às crianças.
  1. VIVER UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA.

RESPONSABILIDADES DO LÍDER DO MINISTÉRIO INFANTIL
  • Fazer a escala mensal da equipe para todos cultos e eventos da igreja local.
  • Discipular espiritualmente toda a equipe.
  • Levantar novos integrantes.
  • Orientar e disciplinar os membros da equipe se necessário.
  • Promover treinamentos de capacitação e atualização na igreja local e incentivar a participação em cursos e treinamentos externos, desde que, com a benção de seus pastores.
  • Disponibilizar material bíblico para ser utilizado pelos professores em suas ministrações.
  • Estar sempre em comunhão e comunicação com o pastor titular para as decisões importantes.
  • Estar em concordância com as normas aqui estabelecidas.

RESPONSABILIDADES DOS INTEGRANTES DO MINISTÉRIO INFANTIL
“Portanto, façam tudo com decência e ordem” - I Coríntio. 14: 40
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. - 1 Coríntios 10:31

COMPROMISSO – SERVIÇO
Temor ao Senhor significa respeito, compromisso e como é o princípio da sabedoria, significa que para começar seu serviço isto é essencial para o ministério. – Provérbios 1:7
É indispensável que todo trabalho do grupo esteja sob o conhecimento de seus superiores.
Nenhuma programação paralela pode ser marcada quer seja na igreja, ou qualquer outro local, sem conhecimento e aprovação do (a) líder.
Pontualidade: Já se disse que chegar atrasado a um encontro marcado equivale a mentir e roubar o tempo de outra pessoa. A pontualidade é uma virtude.
Você que é membro do ministério infantil, não pode negar que, é assumir diante de Deus e dos homens, uma responsabilidade diária, em todos os sentidos.

  • Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (priorizar o Reino de Deus).
  • Ser constante dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos.
  • Ser irrepreensível na moral, na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.
  • Ter compromisso na programação da igreja e nas escalas mensais.
  • Zelar pela boa aparência da igreja, procurar manter tudo organizado em relação ao seu espaço de trabalho, deixar tudo organizado para os cultos, saber tudo que a igreja possui e as necessidades da igreja, impedir que alguém contribua para a desordem.
  • Se acontecer de uma pessoa escalada, por qualquer razão de força maior não puder cumprir a sua escala, a primeira coisa a fazer, é entrar em contato com o seu Líder e informar-lhe detalhadamente do seu impedimento, providenciando, com antecipação, o (a) seu (sua) substituto (a).

POSTURA
A postura alegre demonstra o seu interesse pelas crianças e passa segurança aos pais.
Ter otimismo e simpatia faz com que as crianças sintam e percebam quando há alegria e interesse em quem as está ensinando.

VESTIMENTA
As roupas utilizadas para ministrar aos pequeninos devem ser confortáveis, que não impeçam a liberdade de movimentos. Para as mulheres, sem decotes, evitar uso de salto alto durante as ministrações, preferencialmente não utilizar saias.

HIGIENE PESSOAL
Estamos nos referindo à limpeza, ao asseio físico, de modo a proporcionar bem-estar às crianças e a si próprio (a).

VIDA ESPIRITUAL
  • CONSAGRAÇÃO E SANTIFICAÇÃO - é a separação do mundo e do pecado e aproximação de Deus através do Jejum, Oração, Adoração e Leitura da Palavra de Deus e ter uma comunhão com Ele diariamente. Romanos 12:1 – “Rogai-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresentei o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...”
  • SUBMISSÃO – Obediência a Deus, sua palavra, à liderança estabelecida no grupo e igreja local, e a este regulamento.
  • TRANSPARÊNCIA, AUTENTICIDADE – Ser verdadeiro, viver aquilo que ensina.

PREPARO PEDAGÓGICO
  • Participação nas reuniões de equipe, treinamentos e eventos voltados à área.
  • Preparar as aulas com antecedência.
  • Capacidade de expressão (Utilizar linguagem apropriada à faixa etária).
  • Criatividade (Use suas idéias nas aulas, não tenha receio de tentar coisas novas, desde que tudo seja feito com moderação e dentro dos princípios bíblicos).
  • Estudar bem a lição bíblica.
  • Estabelecer propósitos definidos no seu ensino.
  • Avaliar freqüentemente se os propósitos estabelecidos estão sendo alcançados, para possíveis adaptações na rotina.


REGULAMENTO INTERNO

NAS REUNIÕES DE EQUIPE:
Todos os membros da equipe devem comparecer, independente da função desempenhada, para estar em comunhão com os demais e com a visão do líder e ficar informado das programações e metas estabelecidas.

NOS CULTOS EM QUE ESTIVER ESCALADO (A):
* Chegar com antecedência de pelo menos 30 minutos para verificar e organizar os recursos necessários, assim como o espaço, e recepcionar as crianças.
* Acolher os filhos pequenos de integrantes das demais equipes (diáconos, louvor, recepção, pastores), que também precisam chegar mais cedo quando escalados, para evitar que os mesmos fiquem sozinhos pela igreja.
* Organizar todo o local e materiais utilizados ao término do culto.
* Se houver situações inconvenientes ocasionadas por crianças sob sua responsabilidade, comunicar de imediato a liderança para que a mesma possa retirar a criança da sala para aconselhamento. A liderança deve comunicar os pais se julgar necessário.
* Jamais expor qualquer criança à humilhação, comparação, crítica ou repreensão diante das demais.
* Crianças pequenas que necessitam de acompanhamento para usar o sanitário devem ser acompanhadas por mulheres. Não permitir que outras crianças levem crianças ao banheiro.
* Liberar a criança da sala somente aos pais, ou àqueles que a levaram até o local.
* Sempre identificar a criança e o responsável que a levou até a sala.

10 ERROS QUE UM(A) PROFESSOR (A) NÃO PODE COMETER
1 – Chegar atrasado e ser recebido pelas crianças (salvo exceções justificáveis).
2 – Ir sem nenhum preparo espiritual e pedagógico para a ministração.
3 – Utilizar o tempo e espaço do culto infantil como passatempo, deixando as crianças sem direção.
4 – Gritar com uma criança, ou forçá-la a fazer o que não quer, ou agredí-la.
5 – Expor uma criança à humilhação e constrangimento diante da classe.
6 – Usar material secular que cause dúvidas e confusão no entendimento da criança, desviando a
atenção da Palavra de Deus.
7 – Fazer uso de músicas seculares em suas ministrações.
8 – Utilizar única e exclusivamente materiais de apoio sem fazer uso da bíblia.
9 – Irar-se com certas atitudes das crianças.
10 – Achar que uma criança “não tem jeito mesmo”, ou seja, desistir dela devido ao seu mau
comportamento e ignorá-la perante as demais.

SETE NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA

  1. 1.AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:
Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se não gostamos de nós mesmos.
2. AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA
Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião, falta de disciplina, de limites estabelecidos, ausência dos pais em casa, críticas frequentes, entre outros aspectos, provocam sentimento de fracasso e incompetência, causando insegurança.
Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento, certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto, união na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade. Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono, disciplina administrada de forma amorosa, administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.), sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.
3. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO
Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização. Críticas constantes geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.
4. AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS
A forma como estendemos amor às crianças afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.
5. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS
Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
6. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA
Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais e professores. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e autocontrole. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
7. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS
O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.
Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:
1. Depositar fé em Deus;
2. Lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;
3. Impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.

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