terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Tema: Eu sou Projeto do Senhor!

 

Versículo: Mateus 19:14

Princípio: Adoção é um ato de amor 

"Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Mateus 19:14

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, João 1:12

 São exemplos para mostrar como Deus usa as Crianças e quer ter uma amizade com elas

Lição1 – Adão e Eva. O Inicio 

A história de Adão e Evainfantil

Lição 1 – Adão e Eva O Inicio

Texto base: Gênesis 2

Objetivo: compreender que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos adotados, por Deus

Introdução

Quem aqui conhece seus avós? Seus avós são filhos de quem? E seu bisavô, teve pai e mãe? Se a gente for voltando no tempo, será que o nosso “tatatatatatataravô também teve pai e mãe”? Será que todos os seres humanos tiveram pai e mãe? Hoje nós vamos aprender a história do primeiro homem e a primeira mulher que existiram. Eles deram origem a todas as pessoas que existem até hoje. O Senhor criou tudo o que existe no Universo, e no sexto dia Ele criou o homem e a mulher. Na aula de hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre a Adão e Eva, que foram os primeiros seres humanos criados por Deus. Vamos então começar nossa história de Adão e Eva.

História

Há muitos anos, não existia nada no Universo, até que Deus resolveu criar todas as coisas. Ele criou todas as coisas em seis dias e, no sexto dia, ele criou o homem e a mulher. Ao contrário dos outros animais que Deus havia criado, Deus criou o homem e a mulher de uma forma especial. Ele falou que criaria o homem à sua imagem e semelhança, ou seja, de uma forma parecida com  Ele mesmo. O Senhor começou a juntar o barro da terra, e deste barro ele fez a forma de uma pessoa. Só que essa “estátua de barro” não tinha vida, era apenas uma estátua. Então, para dar vida ao homem, Deus soprou nas narinas do homem e lhe deu a vida. Assim, Deus tinha criado o primeiro ser humano da história. E colocou o nome dele de Adão.

O Criador chamou Adão e lhe deu uma ordem. Adão deveria colocar nome em  todos os animais que Deus tinha criado. E assim, Adão começou a conhecer os animais e começou a dar nome a cada um deles. Depois disso, o Senhor percebeu que Adão estava sozinho e todos os outros animais tinham uma companheira.  Deus viu que não era bom que homem  ficasse sozinho e planejou uma mulher para fazer companhia. Para criar a mulher, Deus fez que o homem, Adão, ficasse com muito sono, então, Adão começou a dormir pesado. Durante o sono de Adão, Deus tirou uma costela de Adão e, a partir daquela costela, criou a mulher.

Professor, dependendo da idade de seus alunos, explique o que é costela e onde ficam as costelas durante a história de Adão e Eva infantil.

A mulher recebeu o nome de Eva. Agora Adão já tinha uma ajudadora. Deus criou Eva para ajudar Adão em seu dia a dia. Assim, Adão e Eva viviam na Terra sem grandes problemas. No entanto, Deus deu uma ordem para Adão e Eva. Eles viviam no paraíso, no jardim do Édem, e lá eles poderiam comer tudo do bom e do melhor.  O Édem era um jardim muito bonito e grande, mas havia uma árvore que eles não derivam comer do fruto. No centro do jardim  havia uma árvore que dava o fruto do bem e do mal. Deus falou para Adão e Eva que eles poderia comer de tudo, menos desta árvore que havia no centro do jardim, menos o fruto do conhecimento do bem e do mal.  No fim da tarde, o Senhor veio visitá-los, e, pela primeira vez, Adão e Eva ficaram com vergonha de Deus porque estavam sem roupa, estavam nus. Então, quando viram que o Senhor estava chegando, resolveram se esconder. Ao chegar, Deus perguntou a Adão e Eva – por que estão se escondendo? – Adão respondeu – porque estamos nus. Então o Senhor disse – quem disse isso? Vocês comeram o fruto que eu falei para comer, não é? – Adão resolveu colocar a culpa na mulher e disse – foi a mulher que tu me deu que me ofereceu. Adão queria escapar da culpa e culpar outra pessoa. Muitas vezes nós fazemos a mesma coisa. A gente fala que foi o fulano que começou, que foi sem querer, que não foi a gente. E por aí vai. Sempre que cometemos um erro, queremos justificar para que a culpa não seja nossa. 

Essa foi a primeira vez que os seres humanos desobedeceram a Deus. Por causa disso, eles foram expulsos daquele jardim. No jardim também havia o fruto da vida. Quem comesse teria a vida eterna; e o Senhor viu que não seria bom o homem comer do fruto da vida e ter a vida eterna depois de ter pecado, pois agora o homem era pecador, e o pecador não poderia viver para sempre. Então, por causa da desobediência de Adão e Eva, o homem perdeu a vida eterna. Até hoje, todos nós nascemos com esta condenação do pecado. Ninguém pode viver para sempre. 

Mas Deus criou o homem para ter a oportunidade de viver para sempre, então Ele teve outro plano. Enviou seu filho Jesus para viver sem pecado para poder perdoar a todos do pecado. Quando queremos que Jesus no salve de todo o pecado, podemos ter a vida eterna depois que morremos. Assim, Deus nos dá a oportunidade de vivermos para sempre, mesmo já nascidos no pecado. Se entregamos nossa vida para Jesus, podemos ter a vida eterna.

Depois que Adão e Eva pecaram, foram expulsos do paraíso e o Senhor colocou dois anjos na porta do jardim para guardar e proteger o jardim. Depois de expulsos, o homem também recebeu roupas feitas pelo Criador. Deus fez roupas com pele de animal para eles.

CONCLUSÃO

Deus criou os seres humanos para fazer companhia eterna para ele, mas o homem pecou e perdeu a vida eterna. Através de Jesus podemos voltar a ter a vida eterna.

Oração

Se você deseja ter a vida eterna, precisa orar pedindo para que Deus perdoe os seus pecados e que Jesus seja seu salvador, para que Ele lhe garanta a vida eterna, podemos orar agora pedindo que Deus perdoe seus pecados e lhe dê a vida eterna.








Lição2 – Moisés, um Filho Adotivo  

Princípio: Adoção é um ato de amor.

Versículo: “...o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” (Romanos 8:15)

Quebra-gelo:

Hoje vamos aprender um pouco sobre a vida de Moisés, que quer dizer “tirado das águas”. E o seu nome? Você sabe o significado dele?

Procure pesquisar com antecedência o significado dos nomes das suas crianças. Comece

contando sobre o seu próprio nome e deixe que elas falem sobre os seus e, caso não saibam, ajude-as com a sua pesquisa.

História do dia:

Êxodo 2:1-10

Leia o texto bíblico (NTLH ou outra) como quem conta uma história, capriche na entonação da voz!

Moisés nasceu no tempo em que o povo de Israel vivia no Egito, pois a fome em seu país os havia levado para lá. No passado o seu povo era bem tratado, por causa de José, um israelita que recebeu de Deus um favor, o qual transmitiu ao seu povo. Mas já havia passado quase 400 anos da morte de José. O povo de Israel se tornou forte e numeroso, e espalhou-se por todo o país. Levantou-se naquele tempo um novo rei, que não conhecia a fama de José. Ele teve medo do tamanho do povo israelita na sua terra, pensava que se eles entrassem em guerra com os egípcios, certamente ganhariam. Por isso, começou a escravizar o povo de Israel com trabalhos pesados e muita crueldade.

Deu também ordem às parteiras para matarem todos os meninos que nascessem das hebreias. Mas elas temiam a Deus, e não fizeram isso. Alegaram ao rei que quando chegavam aos locais dos partos, os meninos já estavam com suas mães.

Então, o rei ordenou que todo o menino israelita fosse jogado no rio Nilo. Apenas as meninas poderiam viver. Foi neste cenário, com uma sentença de morte, que Moisés nasceu. Sua mãe, Joquebede, tentou ocultar o seu bebê por três meses. Quando não conseguiu mais, preparou uma cesta e colocou o menino no rio Nilo. Ela também mandou que sua filha Miriã tentasse acompanhar o destino daquela cesta.

Logo adiante, algumas mulheres estavam na beira do rio, e a filha de Faraó, ironicamente, acabou contribuindo para prejudicar o plano de seu pai. Ela reconheceu que aquele bebê era hebreu, masfoi atraída a tirá-lo das águas, sentindo por ele uma grande compaixão e salvando a sua vida.

A irmã de Moisés, que estava por perto, ofereceu-se para achar alguém para cuidá-lo, e trouxe sua mãe, que o criou em segurança, recebendo um salário para isto, até quando o menino já estava grande e foi entregue à filha de Faraó, de quem passou a ser filho.

Ela lhe chamou Moisés e disse: “porque das águas o tirei.” Moisés foi cuidado com todas as vantagens da realeza egípcia, sem dúvida vestia-se, falava e agia como um egípcio.

A adoção de Moisés mudou todo o seu destino. Deus o livrou da morte, permitindo que fosse morar no palácio, sendo instruído e cuidado para cumprir o seu chamado, que era tornar-se o defensor e libertador do povo hebreu, o povo escolhido de Deus. 

Aplicando a palavra: Da mesma maneira como Moisés teve o seu destino mudado ao ser tirado das águas pela filha do Faraó, muitas crianças são adotadas hoje, e também podem ter seus destinos totalmente mudados. Deus pode usar uma mãe, uma família adotiva para mudar a história de alguém. Só Deus sabia da dor da mãe de Moisés, Joquebede, ao colocá-lo no rio Nilo. Só ele pode saber da dor de uma mãe que precisa deixar seu filho. Deus usou a filha do Faraó para mudar a sentença de morte que havia sobre Moisés. E pode usar hoje casais para mudar a vida de muitas crianças que precisam ser adotadas. Você sabia que um dia Deus também nos adotou, pois havia sobre nós uma sentença de morte?

Vamos entender: quando o homem desobedeceu, lá no início da criação, o pecado e a morte passaram a separar as pessoas de Deus. Acabou ali a amizade.

Então Deus Pai enviou Jesus, o Deus Filho, para cumprir a missão de restaurar a amizade. Jesus é o irmão mais velhos de todos os filhos adotados de Deus.

Quando Jesus ainda não é o rei na vida de uma pessoa, ela está no mundo desprotegida

espiritualmente e não conheceu o caminho da Salvação. Mas quando alguém prova do amor de Deus e recebe seu Filho Jesus como Senhor e Salvador, passa de uma criatura feita por Deus para um filho adotado por Deus. Realmente a adoção é um ato de amor! Não existe um amor maior do que o amor de Deus por nós, que enviou Jesus para poder nos adotar como seus filhos!

“...o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai,

meu Pai!” (Romanos 8:15)

Acerto:

• Você conhece alguma história de adoção perto de você?

• Você teria a coragem que a filha do Faraó teve, de adotar aquele bebê?

• E você, já foi adotado por Deus?

Vamos Orar?

Ore junto com as crianças, intercedendo por crianças que precisam de adoção, agradecendo a por Deus ter-nos adotados como seus filhos. Faça um apelo para saber se ali há crianças que ainda não foram adotadas por Deus, e ore com elas, recebendo o amor de Deus por adoção em nome de Jesus.



Lição 3- Samuel, o Menino que ficou Longe da Mãe Muito Cedo    

Princípio: Nunca é cedo demais para aprender a ser bom e servir a Deus.

Versículo: “...Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou a casa do Senhor, em Siló.” (1Samuel 1:24b)

Quebra-gelo: Pergunte às crianças sobre a experiência de ficar longe de casa, se já ficaram e quanto tempo foi... Após contarem suas experiências, conte para eles a experiência de Samuel, o menino que ficou longe da mamãe desde criança para servir a Deus no templo.

Moral: O que aprendemos muito cedo, jamais esquecemos.

História do dia: 2 Samuel Capítulos 1, 2, 3.

Querido líder, leia previamente este texto e anote os pontos principais para que a história fique interessante para as crianças... você pode usar gravuras, fantoches, flanelógrafo, teatrinho com colheres, imagens no seu tablete etc.

A mãe de Samuel, Ana, não podia ter filhos e um dia fez um pedido acompanhado de uma promessa a Deus, que se ele lhe desse um menino, ela o entregaria ao Senhor por todos os dias de sua vida. Deus ouviu sua oração e Ana cumpriu sua promessa. Ficou cuidando de Samuel e depois o levou para o templo, a fim de ser treinado e educado para ser um sacerdote. E ainda algo também difícil para a mãe, saber que o sacerdote Eli, que ensinaria Samuel, não havia sido capaz de educar seus próprios filhos. (1Samuel 2:12-17; 3:13) A influência e os ensinos de sua mãe Ana, nos seus primeiros anos de vida foram tão importantes, que sem dúvida, mais tarde, foram a razão do sucesso de Samuel.

Samuel ajudava ao sacerdote Eli, participando das tarefas em torno da adoração a Deus. Ele usava uma túnica de linho, que sua mãe todo o ano levava para ele quando o seu pai ia até o templo para adorar. Eli abençoou Ana e pediu a Deus que lhe desse mais filhos. Então Ana também teve mais três filhos e duas filhas.

Samuel era um menino de coração obediente como aprendera com seus pais e também como aprendiz de sacerdote, estava treinando para ser um profeta, um porta voz de Deus para seu povo, numa época em que a palavra de Deus era recebida como algo muito precioso. A fidelidade de Samuel em proferir a palavra do Senhor o tornou respeitado em todo Israel.

“E o menino Samuel continuava a crescer, e tanto o SENHOR como as pessoas gostavam cada vez mais dele”. (I Samuel 2:26) Samuel falava, o povo ouvia e Deus tornava todas as suas palavras em realidade. “E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR”. (I Samuel 3:19 e 20)

Aplicando a palavra:

Quando olhamos para a história de Samuel, crescendo longe da sua mãe o nosso coração fica apertado. Porque sabemos como é gostoso para uma criança ser cuidada e criada pertinho da mamãe. Perto da mãe a criança ganha muita atenção, carinho, e as suas vontades são feitas.

Mas, quando olhamos do ponto de vista de Deus, que precisava levantar um profeta para aquela geração, vemos o grande desafio de Deus para essa família. O mesmo desafio ele tem para você, ele deseja levantá-lo como um menino de Deus, ainda pequeno, e o melhor, você pode servir a

Deus junto com a sua família. Aproveite o tempo que Deus lhe concede de estar perto de sua mãe, para aprender, ouvir os seus conselhos, guarde-os todos dentro de seu coração, pois lhes serão muito úteis por toda a sua vida.

Assim como Samuel, que desde de pequeno já servia ao Senhor, você também desde agora já pode dedicar a sua vida ao serviço de Deus. Você pode fazer isso na sua casa, na escola, na célula e na igreja.

Vamos conversar sobre como servir a Deus:

• Em casa você pode se dedicar a orar pela família, ler a Bíblia e pensar nas coisas de Deus.

Pode ser um bom filho e bom irmão para agradar a Deus e deixar todos felizes. Pode ser

aquela pessoa que leva paz e harmonia ao ambiente, pode acalmar aquele que está

nervoso.

• Na escola você pode servir a Deus nunca falando palavrão ou praticando bullying, mas

elogiando as qualidades das pessoas, ficando em silêncio na sala e obedecendo os

professores, ah...se esforçando e tirando boas notas também, é claro! Pode também orar

por quem está com dor de cabeça por exemplo e transformar a tristeza desta pessoa em

alegria.

• Na célula você pode ser aquele que mais presta atenção e que quer participar na oração,

aquele que lembra dos que estão faltando e que não deixa de ir na célula para passear,

tomar sorvete ou ir ao cinema...aquele que coloca as coisas de Deus antes dos passeios.

• Já na igreja, você pode ser como Samuel se oferecendo para ser ajudante dos professores,

prestando atenção, dando atenção para um visitante, cuidando dos menores, participando

da oração e até mesmo servindo o lanche.

Acerto:

• Você gosta da sua casa? Você ouve e obedece os conselhos dos seus pais?

• Você também deseja ser uma criança que serve a Deus?

• Você está disposto a fazer as mudanças necessárias para servir a Deus em casa, na

escola, na célula e na igreja como acabamos de conversar?

Vamos orar?

Pai de amor, nós queremos ser como foi Samuel, que ouvia a tua voz e obedecia. Opera em nosso coração uma grande transformação, para que sejamos teus servos em todos os lugares.

Enche o nosso coração com amor pela tua palavra e com a força para fazer boas escolhas na vida. Em nome de Jesus, Amém.


Lição 4 -Ester Uma Linda Rainha

Ler: Ester 1 a 7

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8;28)

Na vida do crente não existe sorte nem azar. Deus está no controle de tudo. Se algo estranho ou incomodo nos acontece, provavelmente haverá um propósito por trás daquilo. Quem busca a direção de Deus naquilo que faz, torna-se instrumento de Deus onde e quando menos espera. É assim que Deus age, nas coisas rotineiras da vida. Foi assim com Ester, que por sua obediência trouxe a salvação ao povo judeu. É assim com todo aquele que se dispõe a servir em qualquer circunstância.                                             

Versículo para DECORAR: "Pois não há outro Deus que possa salvar com este". Daniel 3:29b.

APLICAÇÃO: ensinar que devemos confiar no Senhor, porque Ele conhece o futuro e sabe o que é melhor para nós. Uma linda menina chamada Ester, a qual foi adotada pelo seu primo depois da morte de seus pais, tornou-se uma rainha e Deus a usou para trazer libertação ao povo judeu.

Introdução

(Mostre figuras do Presidente da República, governador, prefeito, etc. Mostre também figuras de reis e rainhas de outros países) Vejam estas figuras: são pessoas importantes que cuidam do nosso país. Na história de hoje vocês vão ouvir sobre um rei e uma rainha.

Desenvolvimento

Conte sobre o livro de Ester 1 ao 7. 

Conclusão

Deus cuida direitinho de nós. às vezes nós não entendemos o que nos acontece, mas sabemos que Ele nos ama e quer sempre nos dar coisas boas.

 

Lição 5 - Jesus, o Filho de Deus, Veio Morar entre Nós

Princípio: Deus se tornou homem.

Versículo: “Ela terá um menino, e você colocará nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo.” (Mateus 1:21)

Quebra-gelo: O que você sentiria, se soubesse que Jesus viria à Terra para morar na sua casa? Deixe que todas as crianças falem. Com certeza todos ficaríamos muito felizes.

Moral: Maria e José também ficaram muito felizes, desde o princípio foram alertados pelo anjo, que este menino que viria para eles seria para salvar toda a humanidade.

História do dia: (Mateus Cap. 1 e 2; e Lucas Cap. 2:41-52)

A casa de Maria e José foi a casa escolhida para Jesus morar nessa terra. Deus mandou anjos para avisá-los, prepará-los e dirigi-los na tarefa de pais e cuidadores do filho de Deus. Vocês já imaginaram como devem ter se sentido Maria e José quando receberam a visita do anjo, cada um da sua vez, de maneiras diferentes? Como se sentiram ao saber que uma pessoa tão importante iria ser dado para ser cuidado por eles, creio que exigiu-lhes toda devoção e confiança em Deus.

Para Jesus também foi uma escolha muito marcante, porque ele vivia no céu com todo poder e autoridade que tinha com o Pai. Tinha também os anjos trabalhando ao seu favor, conforme Filipenses 2:5-8. Ele veio e se tornou um carpinteiro, um artesão, que trabalhava a madeira com as mãos. Viveu aqui na Terra uma vida humilde, não apenas em seu nascimento em uma manjedoura. A saber, manjedoura é o lugar onde se coloca alimento para os animais. Jesus aprendeu a trabalhar com o pai dele desde a sua infância, numa cidade considerada muito pequena, que é Nazaré (João 1:45, 46).

Jesus teve irmãos, como Tiago, José, Judas e Simão e teve também irmãs cujos nomes não são citados na Bíblia (Marcos 6:3). Foi educado por seus pais segundo o costume do povo judeu, na tradição, e era um menino considerado como filho da lei, ou seja, deveria começar a aprender todos os preceitos da lei e aos 13 anos começaria a participar das cerimônias, orações, jejuns e estudos teológicos junto com os adultos. Na época de Jesus, as aulas não possuíam cadernos, atividades ou computadores, mas eram gravadas na memória e no coração.

E foi ali no templo, junto aos doutores da lei e professores mais experientes, que Jesus os

surpreendeu quando tinha 12 anos, com a sua sabedoria e carisma pessoal. Muitas coisas

podemos aprender com a vida de Jesus, inclusive que quando nascemos, é segundo um plano específico de Deus para cada um de nós, para sermos bênção para as pessoas que vivem perto da gente, como a Bíblia fala: “E Jesus se desenvolvia em sabedoria, estatura e graça na presença de Deus e de todas as pessoas.” (Lucas 2:52) Jesus nasceu para ser bênção para toda a humanidade perdida.

Aplicando a palavra: A casa de Maria e José foi escolhida, e a sua casa hoje, a sua vida, pode ser escolhida para ser a habitação de Jesus?

Jesus também teve irmãos, assim ele teve também que aprender a doar e repartir, porque irmãos são bênçãos de Deus para nos ensinar a conviver com as outras pessoas e a repartir tudo o que temos, você está disposto a aprender a conviver com as pessoas?

Quando Jesus foi levado por seus pais até o templo, ele já conhecia muito da palavra de Deus, porque ele a amava e conhecia muito bem as escrituras. Ele teve a oportunidade de aprender sobre a Bíblia, a Palavra de Deus, e ele aproveitou, aprendeu, memorizou a ponto de poder conversar sobre ela com os adultos!!!

Seja como Jesus, ele gostava de aprender as coisas de Deus, foi um menino que crescia em

sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e diante dos homens. Ele não apenas crescia na sua altura, mas também na sabedoria das coisas espirituais e na sua comunhão com o Pai.

Acerto:

• Jesus já mora na sua casa?

• Você deixa ele trabalhar na sua vida, como trabalhou na madeira bruta para torná-la em

algo útil?

• Você ama os seus irmãos?

• Você estuda a bíblia diariamente como algo precioso e como uma oportunidade de

aprender mais de Deus?

Vamos orar?

Querido Pai, nós queremos ser parecidos com Jesus. Queremos seguir o seu exemplo, crescendo não só no corpo físico, mas na amizade com o Senhor e no conhecimento da sua Palavra. Enchenos com o teu Espírito Santo e opera em nós o teu milagre. Oramos com a confiança de que o Senhor nos ouve, em nome de Jesus. Amém.


Criançasda Bíblia

Oque a Bíblia diz sobre adoção

Filhosadotivos têm lugar no coração dos pais desde as Escrituras

A princesa egípcia e Moisés, Noemi e Rute, Eli e Samuel, Davi e Mefibosete, José e Jesus são exemplos de pais e filhos adotivos encontrados na Bíblia. A adoção encontra seu espaço atualmente nos veículos de comunicação, que tentam preparar pais e "filhos do coração" para uma caminhada cheia de graça, amor e dificuldades.

Versículos sobreAdoção









Nenhum comentário:

Postar um comentário