ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITTO
Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando.
Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando.
Sucata, papelão e jornal serviam de suporte para suas pinturas. E ele adorava ganhar de presente livros de arte.
Romero Britto, Como hoje é conhecido, nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito, mas abandonou para mudar-se para Miami – USA, lá foi lavador de carros, cortou grama e trabalhou numa lanchonete fazendo sanduíches, trabalhava durante o dia e pintava a noite.
Infância Humilde
Romero Britto, Como hoje é conhecido, nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito, mas abandonou para mudar-se para Miami – USA, lá foi lavador de carros, cortou grama e trabalhou numa lanchonete fazendo sanduíches, trabalhava durante o dia e pintava a noite.
Infância Humilde
“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.
Minha família era muito pobre. Éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro para nada. Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”
Minha família era muito pobre. Éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro para nada. Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”
Estilo
Suas obras é uma mistura da Pop Art com o Cubismo de Picasso. A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.
O artista usa textura gráfica na maioria de suas obras, que tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Elas têm um traço único e exclusivo – qualquer pessoa, ao visualizar um trabalho de Romero Britto, sabe que aquela obra leva sua assinatura.
Dono de um traço quase infantil, usa cores vibrantes e imagens do cotidiano, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais.
Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
“...O vocabulário que uso na minha Pintura é um vocabulário universal. A minha inspiração vem de todo universo que faço parte.” R. Britto.
Sua inspiração vem das coisas simples. Transforma tudo em pura alegria, cor, sentimento. É por isso que agrada a tanta gente diferente. Mas diz que aprendeu muito com os livros.
Projeto
Objetivo: Despertar nas crianças o interesse pela apreciação de imagens artísticas, descobrindo suas linhas, formas e cores. Se inspirar nestas imagens para manifestar espontaneamente suas expressões e impressões.
Justificativa: O artista foi escolhido pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras. Poder contribuir para a capacidade de “Ler o Mundo” com sensibilidade e criatividade. Identificando e explorando os elementos que fazem parte de seu entorno, podendo expressá-lo de forma artística.
A criança só poderá conhecer as características e propriedades de um objeto se interagir com o mesmo.
Justificativa: O artista foi escolhido pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras. Poder contribuir para a capacidade de “Ler o Mundo” com sensibilidade e criatividade. Identificando e explorando os elementos que fazem parte de seu entorno, podendo expressá-lo de forma artística.
A criança só poderá conhecer as características e propriedades de um objeto se interagir com o mesmo.
Seqüência de Atividades:
-Releitura (apreciação e reflexão)
-Contextualizar as apreciações, falando um pouco da biografia do autor e principais características de suas obras.
-Apresentação da obra “Borboleta”, que dará introdução ao projeto, intermediando com o projeto anterior.
-Ir apresentando uma obra a cada semana
-Desenhos espontâneos das obras
-Explorar as imagens questionando vários aspectos (intercalando-os):
O que acharam da imagem?
Do que mais gostaram?
Quais cores usou?
O que talvez o artista pretendesse expressar naquela obra, no momento da criação?
Como será que o artista se sentia no momento de criação daquela obra?
Qual sentimento a imagem nos transfere?
Romero gostava muito de “enfeitar” suas obras, quais figuras ele usava para isso?
-Exploração de pinturas livres (explorando as cores, formas, texturas, espaço e instrumentos)
-Pinturas com as mãos, dedos e outros instrumentos: trincha pincel, escova de dente e rolinho. (explorando texturas, formas, cores)
-Suporte: Jornal e papelão - Disco de pizza, caixas de papelão, bandeja de frutas (explorando espaço, cores, formas, linhas)
-Pintura no azulejo (explorando cores, formas, texturas e espaço)
-Pintura com giz no chão e na parede -muro da escola- (explorando linhas e espaço)
O que talvez o artista pretendesse expressar naquela obra, no momento da criação?
Como será que o artista se sentia no momento de criação daquela obra?
Qual sentimento a imagem nos transfere?
Romero gostava muito de “enfeitar” suas obras, quais figuras ele usava para isso?
-Exploração de pinturas livres (explorando as cores, formas, texturas, espaço e instrumentos)
-Pinturas com as mãos, dedos e outros instrumentos: trincha pincel, escova de dente e rolinho. (explorando texturas, formas, cores)
-Suporte: Jornal e papelão - Disco de pizza, caixas de papelão, bandeja de frutas (explorando espaço, cores, formas, linhas)
-Pintura no azulejo (explorando cores, formas, texturas e espaço)
-Pintura com giz no chão e na parede -muro da escola- (explorando linhas e espaço)
Nenhum comentário:
Postar um comentário