domingo, 25 de janeiro de 2015

ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?

A rotina pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária  em um certo tipo de espaço social: creches ou pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes  ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a delimitação das  atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se a formação do eu da criança, modelando-a  para exercer ações futuras de  cidadania.

                                     Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil 


Nenhum comentário:

Postar um comentário