INTRODUÇÃO:
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz.
A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.
Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Projeto político pedagógico
Promover e junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da Educação básica
Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais sempre que houver necessidade.
Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
.Coordenar e realizar a HP com os docentes da escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e incentivando troca de experiências entre professores.
Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.
ATIVIDADES:
Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento dos professores
Participação nas reuniões administrativas;
Acompanhar e motivar ações do PDE
Sugerir e acompanhar a execução de Projetos
Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem
Coordenar e acompanhar a realização de ventos.
Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor
Acompanhar horário dos professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
Organizar horário na falta de professores
Organizar o cronograma de provas
Analisar e orientar a elaboração de provas
Sugerir metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros)
Analisar resultado de diagnóstico
Participação nas reuniões de Pais e Professores;
Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
METODOLOGIA DE TRABALHO:
O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos
Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
Visitas, Conversas,
Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando e tendo um bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre coordenador e professor é essencial para obter-se um bom resultados. Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas para desenvolver com qualidade o processo de ensino-aprendizagem.
Cronograma de atividades 2013
AÇÃO
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OBJETIVO
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METODOLOGIA
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MAI
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JUN
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AGO
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SET
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OUT
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NOV
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DEZ
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Semana de planejamento
Formação Professores
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Planejar e direcionar as atividades do ano letivo
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Estudo/Debate/
leitura de textos, vídeos e outros
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Formação Professores
Hora Pedagógica
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Formação continuada para os professores e direcionar as atividades pedagógicas
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Leituras/ Dinâmicas/ debates e outros
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X
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X
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X
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Acompanhamento caderno de planejamento
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Acompanhar o planejamento dos professores
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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Analisar e orientar na realização de diagnósticos
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Acompanhar o Desempenho dos alunos
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Gráficos
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x
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x
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x
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x
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Acompanhamento e orientação no preenchimento de diários de classes
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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x
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Conselho de Classe
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Resolver situações críticas de alunos com baixo desempenho
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Reunir Equipe pedagógica e alunos
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x
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x
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x
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x
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Agenda semanal para o coordenador pedagógico
Dia
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Atividade
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Atividades permanentes
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Segunda
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Verificação dos cadernos de planejamento
Acompanhamento da professora de reforço
Reunião equipe gestora
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Acolhida
Visita nas salas
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Terça
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Verificação dos diários quanto ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal)
Realização de diagnóstico e acompanhamento dos alunos com dificuldade.
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Acolhida
Visita nas salas
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Quarta
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Acompanhamento dos projetos de leitura
Estudo para formação própria dentro da área de trabalho.
Reunião equipe gestora
PROFA
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Acolhida
Visita nas salas
Aula de reforço
Atividade para casa
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Quinta
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Acompanhamento do professor no horário de
educação física (manhã)
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Acolhida
Visita nas salas
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Sexta
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Acompanhamento pedagógico no horário de
educação física (manhã)
Planejamento do próprio trabalho estudo e
preparação para formação dos professores
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Acolhida
Visita nas salas
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AÇÕES ESTRATÉGICAS:
Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
Encontros para a elaboração do plano de ação;
Participação ativa na Semana Pedagógica;
Elaboração do planejamento quinzenal;
Elaboração do planejamento anual;
Elaboração do regimento escolar;
Implementação da rotina pedagógica;
Participação nas reuniões de pais e mestres;
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;
Orientação aos professores em conjunto ou individual;
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos através, de registros orientando os docentes para a criação de atividades diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;
Acompanhamento e avaliação dos projetos;
Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura, envolvendo contos infantis;
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;
Realização de formação continuada em serviço com os profissionais da educação;
Atualização do Regimento Escolar;
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.
PROJETOS PEDAGÓGICOS
Projeto reciclagem;
Projeto higienização do nosso corpo;
Projeto meio ambiente;
ATIVIDADES CÍVICAS
Emancipação política da cidade;
Datas comemorativas mais significativas;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
AÇÕES ESTRATÉGICAS
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MESES /ANO
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Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
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fev
x
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mar
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Abr
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mai
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jun
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jul
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agos
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set
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out
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nov
|
dez
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anual
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Encontros para a elaboração do plano de ação;
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x
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Participação ativa na Semana Pedagógica;
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x
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Elaboração de planejamento anual quinzenal;
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x
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x
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Implementação da rotina pedagógica;
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x
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Participação nas reuniões de pais e mestre;
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x
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Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de classe e relatórios;
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x
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Orientação aos professores em conjunto ou individual;
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x
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Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
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x
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Implementação de projetos pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização do nosso corpo e meio ambiente)
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x
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Acompanhamento e avaliação dos projetos;
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x
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Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos infantis;
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x
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Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno; procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;
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x
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Realização de formação continuada, em serviço com os profissionais da educação.
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x
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Atualização do Regimento Escolar.
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x
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Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos
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Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária
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x
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 09/02/2012
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
A rotina pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária em um certo tipo de espaço social: creches ou pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a delimitação das atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se a formação do eu da criança, modelando-a para exercer ações futuras de cidadania.
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