“Construir um ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito, colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar; focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de caráter e da personalidade do educando, que permitem desenvolver uma cultura humanizada, com ações pautadas nos temas geradores de cada bimestre”
PÚBLICO ALVO
Ensino Fundamental I e II - turno matutino e vespertino
APRESENTAÇÃO
Nós, educadoras, devemos nos comprometer com a construção da cidadania através do desenvolvimento de valores essenciais no mundo em tempo de profunda violência que assusta toda sociedade. Elaboramos este projeto sobre a PAZ através do qual promoveremos ações efetivas dentro da escola, na família, na rua, no bairro e na cidade. Sabemos que somos instrumentos de construção de um mundo mais harmônico. Se houver PAZ na nação, com certeza haverá PAZ no mundo, na escola.
Vivemos em uma era de violência; sofremos violência cada vez maiores e com mais constância. Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em nossas escolas, em nossas casas, em nossas vidas, nossos valores, nossas famílias e nosso comportamento.
A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente( que exclui em todos os sentidos, até afetivos).
JUSTIFICATIVA
Diante desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no combate a essa violência que assola a convivência entre os nossos alunos.
Sabendo que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento, na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade, responsabilidade social e acima de tudo a PAZ dentro da escola.
Podemos perceber que quando você humilha um aluno você o está chamando para um duelo. A violência ocorre quando não é mais possível conversar tem que haver diálogo na escola, nos CRAS, nos Conselhos Tutelares, temos que trabalhar unidos, para que a PAZ possa voltar no nosso espaço escolar. A conversa é um caminho para a PAZ.
Os conflitos de fora da escola desaba dentro da escola. Esse jovem, esse aluno violento não tem como mudar de escola, de endereço, sem que você possa fazer algo para ajudá-lo, já que o seu meio não está dando essa oportunidade em sua vida. Devemos trabalhar a relação interior desse aluno.Trabalhar uma conciliação. Não há aprendizagem em um ambiente violento, precisamos mudar. Maximinizar esse conflito. Gentiliza gera gentileza.
A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos. A paz se constrói a cada dia por cada um de nós! Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar. A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!
Esse PROJETO é importante, afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor!
OBJETIVO GERAL
Possibilitar situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação verdadeira permeada por princípios morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário