Plano de aula para trabalhar com turma da educação infantil no início do ano e falar do tema habitação, estimulando a criatividade e a sensibilidade. Nele também vamos trabalhar conceitos de matemática, sensorial e linguagem oral.
Questão desencadeadora:Livro “Os Três Porquinhos”
- Conhecendo a história "Os três porquinhos”
Os 03 porquinhos com caixa de leite, do Tra-lá-lá. |
Objetivos
Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais e estimular a linguagem oral.
História em áudio
Baixe a história dos 03 Porquinhos AQUI,ouça com seusalunose aplique atividades variadas como recontação e interpretação da história.
Matemática
Baixe a história dos 03 Porquinhos AQUI,
Matemática
Contagem e recitação
Após contar a história, explorar quantos são os porquinhos da história; distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para uma criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
Educação sensorial
Visual
- Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.
Tapete de Histórias
Inclua em suas atividades do planejamento tapetes de história, avental de história ou outra atividade de sua preferência com fantoches ou dedoches. Aqui um exemplo de tapete de história, daBonequinha Maluca.
Auditiva/ tátil
- Explorar diferentes texturas das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)
Seriação
- Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas. Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor? (Nessa idade é natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)
- Para o maternal é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
- Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
- Empilhar as caixinhas;
- Ordenar as caixinhas;
- Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
Fantoches de varetas para contar histórias, daqui. |
Dramatização
- Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crianças/porquinhos;
- Colocar os personagens em sequência e comparar tamanho;
- Pedir para ficar um personagem atrás do outro e perguntar qual é o primeiro...o último; qual está na frente ...está atrás...
Cantar
- Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau
Dedoches de feltro da Vanessa Bialli |
Dedoches
- Confeccionar dedoches dos porquinhos em feltro ou EVA
Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/07/plano-de-aula-para-maternal-os-03.html#ixzz3CmlQ0jeL
Nenhum comentário:
Postar um comentário