1.
Justificativa
No intenso processo de urbanização que passa
nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a natureza. A
infância vivida nos quintais, o contato freqüente com o meio ambiente, têm se
transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo
todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de
conhecimento, o presente projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a
preservação e mesmo de transformação do meio ambiente compreendendo a
importância desta data para conscientização do nosso papel diante dos problemas
ambientais ocorridos ultimamente.
2.
Objetivo Geral
Promover
uma melhor percepção do meio, possibilitando uma reflexão individual e coletiva
das questões urbano-ambientais, utilizando experiências vividas como estímulo a
mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos demais membros da
comunidade escolar.
3.
Objetivos Específicos
-
Valorizar a data em que se comemora o Dia da Árvore;
-
Despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema do projeto;
-
Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura;
-
Mostrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos
espaços verdes;
-
Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos,
os processos desencadeados pelas ações ambientais;
-
Ter novos comportamentos e atitudes perante os problemas ambientais;
-
Desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos;
-
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
4.
Procedimentos
*
Sensibilização da turma com utilização de vídeo sobre o tema;
*
Discussão sobre o tema e o filme assistido;
*
Contar história sobre o Dia da Árvore para os alunos na sala;
*
Pedir aos alunos que produzam textos ilustrativos sobre a árvore;
*
Fazer pesquisas no laboratório de informática sobre curiosidades e informações
que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta;
*
Conversa informal sobre as pesquisas encontradas por eles na internet;
*
Pedir aos alunos para que pintem desenhos relacionados ao Dia da Árvore fazendo
uma exposição dos mesmos;
*
Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas da nossa região e árvores
brasileiras e trazer para sala de aula;
*
Montar um painel com frases e confeccionar uma árvore para exposição no pátio;
*
Ensaiar e apresentar a música: “Cuide bem da árvore” para todas as turmas no
pátio.
5.
Cronograma
Dia
|
Atividade
|
Hora
trabalhada
|
-
Introdução do projeto com vídeo e discussão sobre o tema;
-
História e produção de texto ilustrativo.
|
90
min.
|
|
Pesquisa
no laboratório de informática e momento de reflexão sobre as informações e
curiosidades encontradas.
|
90
min.
|
|
Pintura
dos desenhos e exposição.
|
45
min.
|
|
Montagem
do painel e confecção da árvore.
|
90
min.
|
|
Apresentação
da música: “Cuide bem da árvore”.
|
15
min.
|
|
Carga
horária total
|
05h30min
|
6.
Recursos
Ø
Humanos: professores, alunos, pais, coordenação e secretário.
Ø
Materiais: computador, impressora, som, CD, televisão, vídeo, livros, chamex,
lápis de cor, papel crepom, EVA, cola gliter, mimeógrafo, fita adesiva, máquina
fotográfica.
7.
Avaliação
Será feita observando a participação,
envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos
didáticos utilizados desperta curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e
escrita de todos os participantes do processo.
Curiosidades
Você
sabia?
Se
você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos
de papel, só conseguiria fazer 700 deles?
Quanto
tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam
usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir
uma árvore que levou quinze anos para crescer!
Você
consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira,
lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças
brincarem, que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens
dos nossos rios além das árvores? O que seria de nós sem as árvores?
Uma
pessoa é capaz de consumir sete árvores por ano, na forma de papel, madeira e
outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa
cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? Será
que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos
causando ao planeta?
As
árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós
despejamos cada vez mais, maiores quantidades desse gás na atmosfera através da
queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em
nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores,
estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim,
reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global!
Pense nisso!
As
árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que
o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio
térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes
florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica! Pense nisso!
Plantar
uma árvore é muito divertido! E uma das melhores coisas que podemos fazer para
salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará
beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de
contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!
Somos
capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg
por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores!
Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores
por semana!
1ª
tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o
consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas
de seu caderno, sacos plásticos, etc.
2ª
tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os
materiais que geralmente jogamos no lixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário