segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ENSINO INFANTIL


Plano de Coordenação Pedagógica


PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ENSINO INFANTIL


CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ



COORDENADORAS PEDAGÓGICAS:


ANTONIA ILZA FREITAS

MARIA DE FÁTIMA VARÉLIA DE SÁ




 “É bom ser criança,

Ter de todos atenção.

Da mamãe carinho,

Do papai a proteção.

É tão bom se divertir

E não ter que trabalhar.

Só comer, crescer, dormir, brincar.

É bom ser criança,

Isso às vezes nos convém.

Nós temos direitos

Que gente grande não tem”.

É bom ser criança (Toquinho)


INTRODUÇÃO

            A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, ela é a base para o desenvolvimento integral do ser humano. Para isso, é necessário compreendermos as necessidades da criança, estimulá-la e, acima de tudo, contribuirmos para que ela se desenvolva harmonicamente, guardando para a vida adulta uma imagem positiva de si mesma.  Posto que, é difícil para um adulto ser feliz, se na sua infância lhe for negado o amor e o direito de poder se desenvolver dentro de uma Instituição escolar, com todas as condições que a lei lhe assegura.

A Educação Infantil assume atualmente um papel fundamental na vida da criança, uma vez que, tem aumentada a responsabilidade social da Instituição Infantil, tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo na construção desses pequenos e futuros cidadãos, que deverão tornar-se conscientes de suas responsabilidades para com o mundo, permitindo o exercício ativo de sua cidadania.

 Nesse sentido, não se pode improvisar as ações que nortearão todo esse processo educativo. É imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas, sendo esta a maior função do coordenador pedagógico, no sentido de minimizar as possíveis dificuldades apontadas no processo educativo, possibilitando que a Educação infantil cumpra sua missão, diante das exigências do cuidar e educar com qualidade, nesse universo escolar infantil.

JUSTIFICATIVA

          A Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, cumprindo com sua missão de cuidar e educar junto à equipe gestora, concretiza o seu plano de ação pedagógica, por considerar que este permite traçar caminhos para a prática educativa, no qual podemos definir objetivos e propor meios para que estes possam ser atingidos, durante o ano letivo de 2012, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para os problemas que, certamente, surgirão no decorrer do caminho. Vale ressaltar que este plano é flexível, podendo ser alterado de acordo com as necessidades reais da instituição e de toda clientela nela atendida.
           Somos conscientes d a grande responsabilidade do coordenador pedagógico no tocante às suas atribuições pedagógicas para a efetivação de uma ação dinamizadora, que possibilite a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos. Para isso, dentre outras estratégias, desejaremos contar com um trabalho, pedagógico no qual, predomine a integração de toda a equipe gestora da Educação infantil- Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, no município de Riacho da Cruz-RN.


OBJETIVOS GERAIS:

  • Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente e discente, fornecendo subsídios com vistas à melhoria do processo educativo.


·         Promover um clima escolar favorável à aprendizagem, visando um eficiente desempenho dos profissionais da educação em seu trabalho didático pedagógico e consequentemente uma eficiente aprendizagem escolar.

AÇÕES ESTRATÉGICAS:

·         Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;

·         Encontros para a elaboração do plano de ação;

·         Participação ativa na Semana Pedagógica;

·         Elaboração do planejamento quinzenal;

·         Elaboração do planejamento anual;

·         Elaboração do regimento escolar;

·         Implementação da rotina pedagógica;

·         Participação nas reuniões de pais e mestres;

·         Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;

·         Orientação aos professores em conjunto ou individual;

·         Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;

·         Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos através, de registros orientando os docentes para a criação de atividades diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;

·         Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;

·         Acompanhamento e avaliação dos projetos;

·         Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura,  envolvendo contos infantis;

·         Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;

·         Realização de formação continuada em serviço com os profissionais da educação;

·         Atualização do Regimento Escolar;

·         Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;

·         Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.


PROJETOS PEDAGÓGICOS

    ·         Projeto reciclagem;

·         Projeto higienização do nosso corpo;

·         Projeto meio ambiente;

ATIVIDADES CÍVICAS

·         Emancipação política da cidade;

·          Datas comemorativas mais significativas;

AVALIAÇÃO
A avaliação consiste em acompanhar o trabalho progressivo e cooperativo entre os atores da Creche e Pré-Escola Mundo Feliz, de forma integrada a fim de resolver as dificuldades que interferem no processo ensino-aprendizagem. A avaliação se processará de forma contínua e progressiva,     através de análise do presente plano de ação para verificar se os objetivos foram alcançados.


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

AÇÕES ESTRATÉGICAS
MESES /ANO
Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
fev
x
mar
abr
mai
jun
jul
agos
set
out
nov
dez
anual
Encontros para a elaboração do plano de ação;
x











Participação ativa na Semana Pedagógica;

x










Elaboração de planejamento anual quinzenal;

x









x
Implementação da rotina pedagógica;

x










Participação nas reuniões de pais e mestre;











x
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de classe e relatórios;











x
Orientação aos professores em conjunto ou individual;











x
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente;











x
Implementação de projetos pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização do nosso corpo e meio ambiente)











x
Acompanhamento e avaliação dos projetos;











x
Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos infantis;











x
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno; procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;











x
Realização de formação continuada, em serviço com os profissionais da educação.











x
Atualização do Regimento Escolar.



x








Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos











x
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária











x


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.

http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 09/02/2012





ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É?  E COMO SE ORGANIZA?


A rotina pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária  em um certo tipo de espaço social: creches ou pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes  ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a delimitação das  atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se a formação do eu da criança, modelando-a  para exercer ações futuras de  cidadania.

                                     Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil Artmed. 2007



 ROTINA   ADOTADA NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA MUNDO FELIZ


 Rotina pedagógica Pré - II 
Rotina pedagógica - Pré I

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