segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto criança e a natureza


Projeto: Criança e a natureza.

Tema: Brincando e aprendendo se faz a educação.

Clientela atingir: alunos de 04 meses a 05 anos de idade.

Duração: 21 de setembro a 30 de outubro de 2009.

Justificativa: Esse Projeto foi desenvolvido devido à necessidade de mostrar ao nosso educando, que é possível brincar e aprender de uma forma lúdica e construtiva, visando à socialização do nosso fazer pedagógico.

O futuro está em nossas mãos e na de nossos pequeninos, por isso a importância de conhecer e preservar a natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência, vivenciando a alegria da chegada da primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

Objetivo geral: Promover a socialização e a integração, escola, educando, família e comunidade, de uma forma lúdica proporcionando momentos de construção de conhecimento e aprendizagem.

Objetivos específicos:

* Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência;
* Conhecer as estações do ano;
* Apreciar e valorizar a natureza que nos rodeia;
* Cuidar das plantas;
* Conhecer as partes de uma planta e como plantá-la;
* Preservar o maio ambiente;
* Conhecer e diferenciar os tipos de animais: aquático, terrestre, aéreo;
* Trabalhar e desenvolver as percepções e a atenção;
* Trabalhar as cores, formas e texturas;
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
* Desenvolver a socialização, incentivando o trabalho em grupo;
* Desenvolver a linguagem oral;
* Ampliar o vocabulário;
* Estimular a opinião e o espírito crítico através de perguntas e conversas;
* Despertar “gostos” pelas brincadeiras, músicas e danças;
* Valorizar brinquedos confeccionados com material de sucata;
* Proporcionar o contato com diversos materiais;
* Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
* Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
* Produzir trabalhos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
* Desenvolver e estimular a expressão corporal;
* Cuidar e valorizar os livros;
* Estimular o gosto pela leitura.

Conteúdos:

* Datas comemorativas: dia da árvore, início da primavera, dia do professor, dia internacional dos animais, dia da criança, semana da água, dia nacional do livro, dia das bruxas;
* Cor, forma e textura;
* Noção de quantidade;
* Motricidade ampla e fina;
* Discriminação auditiva e visual;
* Expressão oral;
* Esquema corporal;
* Ritmo e dança;
* Artes plásticas;
* Dramatização e criatividade;
* Os sentidos.

Metodologia:

* Conversas e debates relacionados ao tema: dia da árvore, primavera, dia internacional dos animais, dia da criança, dia do professor, semana da água, dia nacional do livro, dia das bruxas;
* Desenhos e pinturas relacionados ao tema;
* Técnicas de pintura;
* Pontilhados e traçados: “levar a abelhinha até a flor”, “ligar os animais a suas moradias”;
* Dedoches dos animais;
* Recortes e colagens: “Minhas professoras são assim”, “Animaizinhos”;
* Confecção do brinquedo: “Peixe fora d’água”;
* Confecção de um arranjo de flores com garrafas pet;
* Jogo das frutas, jogo da velha dos animais, jogo das cores, jogo da memória dos animais;
* Músicas relacionadas ao tema: “A sementinha - Aline Barros”, “Criança feliz”, e músicas de animais;
* Hora do conto: “Aconteceu com Margarida”, “Disse os animaizinhos”;
* Histórias em sequência: “A árvore”, “A sementinha”;
* Experiência da batata;
* Diário da experiência da batata;
* Mural do dia da árvore: mãozinhas, carimbada representando a copa da árvore, bolinhas de papel marrom representando o tranco da árvore, borboletas e florzinhas com material de sucata.
* Confecção de brinquedos de sucata: bilboquê, vai e vem, pé de lata, cavalinho de pau;
* Tarde das atividades e gincana integradas com as turmas;
* Brincadeiras e jogos dirigidos;
* Passeio a biblioteca municipal;
* Confecção do livrinho: “A historia da gotinha”.
* Dramatização: Teatrinho - “A linda rosa juvenil”;
* Confecção do cenário “A linda rosa juvenil”;
* Confraternização do dia das crianças;
* Festa à fantasia. 

Culminância: Festa à fantasia.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras.

“Se quiser colher em curto prazo, plante cereais.

A longo prazo, plante árvores frutíferas.

Mas, se quiser colher para sempre,

eduque uma criança”.

(desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário