Mas
todo projeto pode dar certo?
Não,
nem todo o projeto se desenvolve como queremos, depende muito do
todo, um projeto para ter seu resultado positivo requer estudo, pesquisa
dedicação de uma equipe, do professor, do orientador, do coordenador, do
diretor, do aluno e também da família.
É possível que um projeto seja desenvolvido pela escola e só algumas turmas se destaque nos seus objetivos, isso acontece muitas vezes por falta de apoio, integração e conhecimento da equipe escolar, com o professor e seus alunos.
É possível que um projeto seja desenvolvido pela escola e só algumas turmas se destaque nos seus objetivos, isso acontece muitas vezes por falta de apoio, integração e conhecimento da equipe escolar, com o professor e seus alunos.
Podemos
realizar um projeto em conjunto com outro?
Sim,
claro que podemos. Posso desenvolver em minha escola um projeto de
socialização entre escola e família durante o ano letivo e trabalhar outros
projetos que contemplem as datas comemorativas, estações do ano, e outros temas
que sejam pertinentes ao currículo escolar.
Um projeto geralmente
tem esses requisitos:
1
- Título
2
- Duração do projeto
3
- Justificativa
4
- Objetivos (geral e específico)
5-
Metodologia ou procedimentos metodológicos
6
- Culminância
7
- Avaliação
8
- Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
1
- Título:
O
título do projeto é onde colocaremos a nossa ideia, ele pode ser baseado em uma
data comemorativa, em um acontecimento, em atitudes ou qualidades. Dependendo
do título escolhido podemos ou não despertar de imediato a atenção do que estão
em volta.
Exemplo:
Na
semana do circo eu posso criar um título simples como:
O
Circo ou Conhecendo o mundo
mágico do circo.
Os
dois temas tratam do mesmo projeto, mas o segundo tema nos dá uma visão geral
do como vai ser desenvolvido este projeto.
2
- Duração do projeto:
Quanto
tempo vai durar este projeto? A duração do projeto pode ser relativo, pode
durar um dia, uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou até
mesmo um ano letivo.
3
- Justificativa:
A
justifica serve como uma "introdução", nela você vai relatar quais os
motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a ideia, o
que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar a parte histórica
ou literária (se for conveniente), seus desejos e anseios sobre as perspectivas
do projeto. Lembre-se, não precisa escrever uma folha inteira, pois é
desnecessário, sugiro de 05 a 10 linhas para a justificativa.
4
- Objetivos geral e específicos:
Alguns
projetos tem objetivo geral e específicos ou apenas objetivos específicos.
O
Objetivo geral é o foco principal do projeto, ele deve começar com verbo, que
tem sua terminação sempre em ar, er ou ir, e deve ter apenas um verbo, evite
repetir verbos em diferente terminações.
Exemplo
de objetivo geral:
-
Conhecer o universo circense.
Veja
outro exemplo de objetivo que leva dois verbos:
-
Conhecer e compreender o universo circense.
Viram,
dois verbos no mesmo objetivo cria uma dualidade sem fundamento, sem
necessidade, já que os verbos transmitem a mesma ideia.
Nos
objetivos gerais devemos ter muito cuidado ao escolhê-los, não é bom colocar
muitos objetos, pois criará muita abrangência de ideias, dependendo da duração
do projeto, pode não dar tempo de concluí-lo dentro do prazo, o ideal é que
tenha de três até cinco objetivos. Os projetos que elaboro teem geralmente de
três a quatro e dificilmente chega a cinco, vejam exemplos de verbos que posso
colocar no projeto:
Conhecer,
aprender, fazer, compreender, integrar, interagir, socializar...
5
- Metodologia ou procedimentos metodológicos
O
que é metodologia?
Parte
de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se
utiliza: metodologia linguística.
Nem
todos os projetos tem metodologia ou precedimentos metodológicos, pois como as
atividades é cada professor que escolhe e desenvolve, dependendo dos
procedimentos a serem produzidos no projeto acaba deixando o professor limitado
a isso. Mas a metodologia traz a maneira de como o professor poderá introduzir
o tema em sala de aula, onde trará detalhes de como o professor estará
trabalhando o tema do projeto de aplicando as suas atividades.
6
- Culminância:
Veja aqui o significado de
culminante:
O mais elevado.
Ponto culminante, diz-se da parte mais elevada de uma coisa: o cume do monte Branco é o ponto culminante dos Alpes.
Fig. O mais alto grau possível: o ponto culminante da glória.
Ponto do céu em que um astro atinge sua maior elevação acima do horizonte.
Ponto culminante, diz-se da parte mais elevada de uma coisa: o cume do monte Branco é o ponto culminante dos Alpes.
Fig. O mais alto grau possível: o ponto culminante da glória.
Ponto do céu em que um astro atinge sua maior elevação acima do horizonte.
A culminância de um projeto é
justamente isso, é a finalização dele, é o fechamento, o encerramento.
No meu projeto a culminância para o
projeto em que dei exemplo pode ser:
Apresentação de um show de mágica e
teatro com professores para as crianças ou se for um projeto para dia das mães
eu posso fechar com: Um chá para as mães com apresentação das crianças, ou se
for um projeto de ciências eu posso escolher: uma feira de ciências com
curiosidades e trabalhos realizados pelos alunos.
7
- Avaliação:
Como
vamos avaliar os alunos em sala de aula durante o processo de desenvolvimento
de suas atividades?
A
avaliação pode ser qualitativa e/ou quantitativa.
A
avaliação qualitativa é o grau de aquisições como socialização, interação,
participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus
colegas durante as atividades.
A
avalização quantitativa e geralmente feita por acumulo de notas.
Nos
projetos sociais e nos projetos da educação infantil a avaliação é feita na
forma qualitativa;
Exemplo:
A
avaliação será feita de forma qualitativa, onde o professor poderá estar
avaliando os seus alunos de acordo com o seu interesse com a atividades,
participação, interação e socialização com os seus colegas e professores.
Se
for quantitativa poderá ser escrita assim:
Durante
o desenvolvimento do projeto serão feitos trabalhos, apresentações, revisão de
cadernos, provas avaliativas. Será feito uma soma dessas atividades e o
resultado terá que chegar no máximo a 100 (ou 10, dependendo da região),
poderemos acrescentar notas de acordo com o comportamento e participação em
sala de aula, isto ficando a critério do professor.
Dependendo
do projeto ele poderá ter avaliação qualitativa e quantitativa.
8
- Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
Os
anexos ou atividades a serem desenvolvidas são sugestões de atividades que os
professores poderão aplicar com os seus alunos, lembrando que falamos em
sugestões, o professor pode ou não aproveitar as atividades, mas geralmente
esses anexos são de grande valia pois como o professor não tem tempo nem
ferramentes suficientes para elaborar suas atividades eles aproveitam essas
atividades para complementar os objetivos do projeto.
Observação: As atividades tem que ser
condizentes com o objetivos do projeto
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