segunda-feira, 20 de maio de 2013

UNIDADE 1: UM ETERNO BRINCAR, CHEIO DE DESAFIO E APRENDIZAGEM.


Avalie se a sua escola promove situações bem planejadas que garantam o desenvolvimento integral das crianças e a interação entre elas.

VERÔNICA FRAIDENRICH


Correr, pular corda, dançar, fingir ser um super-herói ou viajante de uma aeronave espacial e rabiscar com lápis coloridos é comum no dia a dia das crianças. Quando duas ou mais se juntam, as brincadeiras fluem espontaneamente e a interação ocorre sem problemas. Por isso, na creche e na pré-escola, momentos como esses devem ser não só valorizados como também incorporados á rotina de forma sistemática. Porém não basta deixar que o improviso dê o tom. Ao Contrário, somente um planejamento detalhado da rotina fará com que a educação infantil atinja os seus objetivos.
“Para garantir um bom atendimento nesse segmento, os gestores precisam ter consciência da importância de cada uma das atividades e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”,
De fato, a brincadeira proporciona diversos benefícios nessa faixa etária, estimulando capacidades como a atenção, a memória e a imaginação. Permite , também, amadurecer no relacionamento social por meio do contato com os colegas e adultos que não são do círculo familiar, “ É dessa forma que a criança começa a compreender algumas regras de convívio e os papeis sociais, é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico, para tomar enriquecedores as experiências e vivências dos pequenos”.
Não é uma tarefa simples para a equipe gestora dar a atenção devida á Educação Infantil, principalmente quando a escola também oferece o Ensino Fundamental. “Quando as duas etapas coexistem, é comum priorizar as turmas de alfabetização”.
A pesquisa A gestão da educação infantil no brasil- realizada ano passado pela Fundação Carlos Chagas ( FCC ) a pedido da Fundação Victor Civita ( FVC ), ambas em São Paulo – constatou que as pré-escola com melhores indicadores de qualidade funcionam em instituições exclusivas para a faixa etária de 4 a 6 anos, sem compartilhar espaço com outros segmentos.
Além disso, muitas creches e pré-escolas reproduzem o modelo curricular em que a divisão de conteúdos por áreas do conhecimento é regra- o que não condiz com os objetivos de aprendizagem para os menores.
“Desse modo, corre-se o risco de reduzir a Educação Infantil á simples preparação para o 1º. Ano”.
O estudo da FVC mostrou também que, mantidas as mesmas condições de estrutura, as creches e pré-escolas que fazem a auto avaliação do seu trabalho chegam a melhores resultados do que não costumam usar esse procedimento. Infelizmente, os indicadores da Qualidade na Educação Infantil, do Ministério da Educação (MEC) – ferramenta de avaliação que envolve os professores, os funcionários e as famílias no diagnostico do atendimento realizado- ainda é pouco realizado.
Nesta reportagem, selecionamos cinco eixo da Educação Infantil- Conhecimento de Si e do Mundo, Linguagem Oral e Escrita, Diferentes Meios de Expressão, Cuidado e Higiene e Recursos Tecnológicos – para mostrar a importância de cada um deles. Fizemos também, com  a ajuda de especialista nessas áreas, um check-list para vocês, professores, certificarem – se de que esses conteúdos estão garantidos e sendo trabalhados. A ideia é que, com base neles, vocês elaborem novos questionários que tratem dos outros eixos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, também do MEC, como conhecimentos Matemáticos, Mundo Físico e Social, Tempo e Natureza, Biodiversidade e Sustentabilidade da vida na Terra, Vivência  Ética e Essências e Manifestações e tradições Culturais Brasileiras.
EXERCÍCIO 1: Clicar na Imagem e resolva a questão.
Trabalho em Grupo

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